Jorge Castilho, o Buiú, é técnico do Maringá Futebol Clube, time do Paraná que disputa a final do campeonato estadual; Além dele, dois jogadores guarujaenses estão na decisão

A cidade de Guarujá está bem representada na final do Campeonato Paranaense de Futebol. O treinador Jorge Castilho, o Buiú, natural do Município, comanda a equipe do Maringá Futebol Clube, que disputa no domingo (3) o título estadual.

O técnico ressalta a importância que o trabalho em Guarujá teve para chegar até esse estágio na carreira. “Estou feliz demais em chegar a essa final de estadual. Passa um filme na minha cabeça, das dificuldades que encontrei no caminho. Lembro do início do Projeto da ACTA, ADG e meu tempo na Secretaria de Esportes e Lazer de Guarujá (Sel). Foi de suma importância para o meu crescimento profissional e acrescentou demais ao momento que estou vivendo hoje”, afirmou.

Buiú iniciou sua carreira como treinador na Pérola do Atlântico. Em 2009, fez parte de um projeto no campo do ACTA (Jardim Boa Esperança). Em 2011, foi treinador das categorias de base da equipe da Associação Desportiva Guarujá (ADG), também foi técnico do time principal da ADG em 2014. De 2015 a 2019, fez parte da Sel, tomando conta das categorias de base do time da ADG durante o período. Hoje, Buiú representa o Município na final paranaense, onde irá enfrentar o time de Série A, Coritiba.

Jogadores guarujaenses também na final

Além de Buiú, dois jogadores oriundos de Guarujá vão entrar em campo contra o Coritiba. O zagueiro Gustavo Vilar, que começou jogando no time do BDM, no bairro Perequê e disputou competições representando a Sel. Do Município, Vilar transferiu-se ao Sub-20 do Santos FC, até chegar à equipe profissional do Maringá.

Outro representante guarujaense na partida ante o Coritiba é Ronald Carvalho. Também zagueiro, Ronald iniciou jogando futsal na Sociedade Esportiva Itapema (Socia), clube de Vicente de Carvalho. Dali passou pelo Santos FC, até chegar ao Corinthians, onde fez a maior parte de sua formação, até se tornar profissional aos 20 anos de idade. Antes de chegar ao Maringá por convite do próprio Buiú, Ronald jogou no Sub-23 do Coritiba, adversário da final.

Os três irão saber se serão campeões paranaense no próximo domingo (3), a partir das 16 horas, no estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR. O Maringá precisa vencer a equipe da casa por dois gols de diferença para se sagrar campeão. Qualquer vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis.