‘Eu Amo Perequê’ foi elaborado pelo artista Cris Lano, com grafitagem de Willys Cavalcante; letreiro é o terceiro da Cidade. Os outros dois estão na orla de Pitangueiras (Centro) e na Praça 14 Bis, (Vicente de Carvalho)


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), inaugurou na última quarta-feira (15) – Dia do Padroeiro da Cidade (Santo Amaro) o seu terceiro monumento declarando o amor por Guarujá, e que já se tornou mais um ponto turístico da Cidade. Trata-se do letreiro ‘Eu Amo Perequê’, elaborado pelo artista Cris Lano, com grafitagem de Willys Cavalcante, que desenvolveu uma arte para cada letra, enaltecendo a história cultural do bairro.


O letreiro está localizado no calçadão da orla do Perequê (Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, km 7). Os dois primeiros, inaugurados no ano passado, estão na orla de Pitangueiras (Eu Amo Guarujá) e na Praça 14 Bis (Eu Amo Vicente de Carvalho).


A iniciativa da Secult tem como principal objetivo despertar o sentimento de pertencimento junto aos moradores do bairro. O secretário de Cultura e interino de Turismo explica que o intuito é fomentar o pertencimento e zelo dos munícipes pela Cidade.


“A proposta também é estreitar a relação do guarujaense com o Município e incentivar o local como mais um point turístico, onde as pessoas poderão declarar seu amor pelo Perequê, utilizando o monumento para tirar belas fotografias”.


O letreiro foi confeccionado em concreto e os desenhos de cada letra trazem referências à festa de São Pedro, aos pescadores locais, barcos, frutos do mar e a Nossa Senhora dos Navegantes - temas que fazem parte da história do bairro.


O vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer, que na oportunidade representava o prefeito, destacou que Guarujá vive momentos de resgates, e que o turismo é uma das prioridades da atual gestão.


“Guarujá vive uma nova realidade social com o resgate de espaços públicos, promovendo políticas que visam reviver sua história e memória e o fortalecimento da economia voltada a ações culturais e de turismo. O letreiro é mais um atrativo que se torna cartão postal no Município, onde os moradores podem manifestar o seu amor pelo bairro e os turistas declararem o prazer de estar na Cidade”.


 


Papa Lacre


Durante o evento, que reuniu a comunidade em geral, assessores municipais e representantes do Poder Legislativo, foi realizada a entrega da doação de lacres e tampinhas do Projeto Papa Lacre, ao coordenador de Bibliotecas Públicas da Prefeitura.


O Papa Lacre tem a missão de transformar lacres de alumínio em cadeiras de rodas. A campanha visa, sobretudo, resgatar o espírito de solidariedade e a consciência ambiental, tendo em vista que o material leva 150 anos para se decompor na natureza.


De acordo com o coordenador, a primeira etapa da iniciativa já conquistou 28 cadeiras de rodas, 10 andadores e dois colchões hospitalares. A realização é da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município.


Novos veículos


Ainda durante a inauguração do letreiro, a Prefeitura fez a entrega oficial de dois novos veículos à Secretaria de Finanças, que atuarão na fiscalização do comércio ambulante. Os veículos foram recebidos pelo secretário-adjunto de Finanças.


São duas picapes: uma Duster Oroch, cabine dupla da Renault; e uma Fiat Strada cabine simples, adquiridas com recursos próprios, que vêm reforçar a frota e possibilitar um melhor atendimento dos fiscais que atuam nessa área.