Iniciativa aconteceu na última sexta-feira (7) na Praia da Enseada, em Guarujá


A equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e os monitores do Programa Verão no Clima realizaram, na última sexta-feira (7), na Praia da Enseada, a segunda parte da ação de preservação do jundu, com o objetivo de conscientizar banhistas e comerciantes, sobre a importância da preservação dessa vegetação, típica da região praiana. A primeira etapa foi realizada no dia 31 de janeiro.


O jundu é uma mata de baixa estatura, típica de praias da Baixada Santista e de regiões praianas, que corre alto risco de extinção e voltou a aparecer na Praia da Enseada, indicando a regeneração ambiental e o equilíbrio ecológico na orla da maior praia da Cidade.


Entre as intervenções que estão sendo realizadas desde o ano passado pela Semam, para a preservação da vegetação, está o isolamento da área com cercas e instalação de placas informativas, a fim de conscientizar banhistas e frequentadores da praia sobre os cuidados que devem ser tomados para não degradar o bioma.


Proteção


Apesar de ser uma planta frágil, o jundu é uma vegetação nativa de grande importância para a preservação das praias, além de servir como abrigo e fonte de alimento para fauna nativa. Ele ainda protege e evita o avanço da areia da praia sobre a cidade e dificulta o avanço do mar em períodos de ressaca.