Comandada pelo renomado Mestre Sombrinha, instituição terá programação na sexta-feira (28) e no sábado (29)

A Associação de Capoeira Grupo Senzala Guarujá, comandada pelo renomado Mestre Sombrinha, comemora 44 anos de contribuições para a valorização da cultura do esporte e o combate ao preconceito racial. A instituição foi fundada em 29 de junho de 1980 e conta com o apoio da Prefeitura. Para celebrar, a academia promoverá rodas de conversas e capoeira na sexta-feira (28), às 19 horas, e no sábado (29), às 16 horas.

Ao longo de sua trajetória, mais de 10 mil alunos de todas as idades foram formados, seguindo os ensinamentos sobre os costumes e tradições afro-brasileiros. Atualmente, é uma organização ligada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Guarujá.

Para o presidente da Associação Grupo Senzala, Jorge Luiz Pereira dos Santos, o Mestre Jorginho, a instituição levanta bandeiras que colaboram para o desenvolvimento humano e social. “Comemoramos a data na certeza de que contribuímos significativamente para a integração e o desenvolvimento da nossa cultura no Município”, frisou.

Mestre Sombrinha

Na década de 1970, Mestre Sombrinha iniciou sua vida no jogo da capoeira, mas, foi em 1980, que passou a ensinar em sua própria academia, a Associação de Capoeira Grupo Senzala, a mais antiga escola de capoeira de Guarujá

Grande referência no ramo, Sombrinha recebeu o Prêmio Berimbau de Ouro, em uma cerimônia realizada em fevereiro deste ano. A premiação, que acontece anualmente em Salvador, na Bahia, foi criada para homenagear capoeiristas de destaque da comunidade brasileira e internacional. O prêmio é considerado o ‘Oscar da Capoeira’ e reforça o Município como referência na representação cultural afro-brasileira.

Conversa e roda de capoeira com Mestres

Data: sexta-feira (28)