Ação promove conversas temáticas e estimula a prática de exercícios físicos, visando a qualidade de vida do munícipe

“Sofro de depressão, mas depois que comecei a me exercitar e a conhecer novas pessoas, os pensamentos suicidas diminuíram”, relata Vanessa Santos, que participou do Aulão na Praia, realizado pela Prefeitura de Guarujá, na Praia da Enseada, na última quarta-feira (19). A ação, que consiste em uma palestra temática e prática de exercícios, abordou o combate à obesidade infantil, celebrado anualmente no dia 4 de junho. A importância da doação de sangue também foi abordada, em alusão ao mês vermelho e laranja.

O evento, que contou com profissionais de nutrição, educação física e fisioterapia, iniciou com o debate, mas logo os participantes fizeram uma caminhada na areia, seguida do alongamento. Um café da manhã comunitário foi servido. O diferencial foi a realização da quadrilha de festa junina.

A faxineira Angélica Rufino já perdeu as contas de quantos aulões participou e incentivou a amiga Vanessa a frequentar as atividades. Ela destaca que o ponto alto dos encontros é a socialização. “Adoro me exercitar e conhecer novas pessoas”, relata Angélica.

O profissional de Educação Física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), João Victor Cruz, explica o intuito da proposta. “Divulgar o acesso ao exercício e possibilitar o contato de maior pessoas com profissionais da Educação Física e da Saúde”, finaliza.

Evento mensal

A Prefeitura promove o Aulão na Praia uma vez por mês abordando temas relacionados à saúde. a Cidade já informou sobre o combate ao preconceito contra o Autismo, vivências de mulheres, prevenção à hanseníase e os cuidados com a saúde mental também foram debatidos.