Queda é resultado de inserções de métodos contraceptivos, de palestras de conscientização em escolas do Município, entre outras ações

Ações e mutirões de prevenção à gravidez na adolescência mostram resultados positivos em Guarujá. Levantamento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aponta queda no Município de 34%, no número de nascidos de mães adolescentes, em relação ao ano de 2017.

A taxa de nascidos de adolescentes registrada em 2017 era de 15,9, com um total de 707 bebês. Já em outubro deste ano, o número caiu para 13,1, com 467 nascidos. Essa redução significativa apresentada na Cidade é o reflexo das ações oferecidas a fim de conscientizar a população jovem.

Um deles, por exemplo, é a inserção do Implanon, contraceptivo feminino que consiste na implantação de um pequeno bastão no braço das pacientes. O método libera o etonogestrel no corpo - hormônio de alta eficácia que previne a gravidez por até três anos.

Por semana, entre o Instituto da Mulher – Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5 – Vila Maia) e o Hospital Santo Amaro – HSA (Rua Quinto Bertoldi, 40 - Vila Maia), a média do procedimento é de cinco implantes no pós-parto. Por mês, a média é de, aproximadamente 30 implantes.

A solicitação do Implanon pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). A Casa Rosa também realiza mutirões de inserção, que já contabilizaram 44 implantações nos últimos quatro meses.

"Aqui no Município, damos prioridade para pacientes em situação de vulnerabilidade social, devido à alta eficácia do procedimento", comenta a ginecologista, obstetra e coordenadora do Programa Saúde da Mulher da Prefeitura.

Por meio do Programa de Saúde da Escola (PSE) também são realizadas palestras de prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis, também palestradas pela coordenadora.