O cineasta explorou com seu paramotor o Rio Paraná e reuniu as imagens capturadas no “Terra & Ar - Rio Paraná”, exibido no Procópio Ferreira

O documentarista Lu Marini abriu a exibição do seu documentário “Terra & Ar – Rio Paraná”, na manhã desta quinta-feira (6), no Teatro Municipal Procópio Ferreira, com um discurso inspirador. Na oportunidade, alunos da Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia acompanharam o relato do cineasta, que os incentivou a persistirem em seus sonhos, além de assistirem as aventuras do piloto, que explorou com seu paramotor o Rio Paraná.

“Acreditem nos seus sonhos”, iniciou o palestrante. O efeito da fala foi imediato para Isabela Arruda, aluna do 9º ano, que elogiou o evento. “Não é sempre que venho ao Teatro e a palestra foi muito motivadora”, comentou a adolescente. Ela ainda finalizou contando que sua parte favorita foi quando Marini sobrevoou um vulcão.

Para a diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), esse incentivo é de suma importância para os estudantes. “Quando ele perguntou quem tinha vontade de voar, todos os alunos levantaram suas mãos. Com esse relato, as crianças podem voar não só literalmente, mas também na sua imaginação e acreditando em seus sonhos”, ponderou a pedagoga.

Já para a coordenadora de equipamento do Teatro Procópio Ferreira, Ingrid Elena, a oportunidade representa uma quebra de rotina. “Aqui, os alunos acessam um ambiente diferente de casa, além de entrar em contato com outras culturas, como a indígena, que foi abordada em determinado momento do documentário”, explicou.

Terra & Ar - Rio Paraná

Em busca de novas histórias e experiências, Marini explorou com seu paramotor o Rio Paraná. A expedição teve início na nascente do Rio Paraná, que fica na confluência do Rio Paranaíba e Rio Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Durante a expedição, ele gravou conteúdo nas hidrelétricas de Ilha Solteira e Itaipu, e explorou a natureza no Parque Nacional de Ilha Grande, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza.

O documentário mostra sua viagem sobrevoando diversas cidades brasileiras ao longo do rio, somando mais de 1000 quilômetros de distância, desde a nascente passando por vários estados e pousando em nove cidades.