No Dia Mundial do Meio Ambiente, cerca de 35 pequenos aprenderam como preparar a terra, inserir mudas e regar

Como uma pequena semente é capaz de crescer e virar alimento saudável no prato de todo o mundo? Em Guarujá, foi isso que o Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Palavra de Vida II (Jardim Virgínia) ensinou aos seus matriculados. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última quarta-feira (5), as crianças se transformaram em jardineiros por uma tarde.

Toda a experiência aconteceu na área externa da unidade, onde há uma horta sustentável e, cerca de 35 pequenos, com idade entre 2 e 3 anos, aprenderam o passo a passo para plantar.  Eles tiveram a oportunidade de preparar a terra, manusear mudas de manjericão, hortelã e salsa, além de regar ao final.

As mãozinhas ‘curiosas’ executaram cada etapa do processo, sob a condução de três educadoras. Foram elas que orientaram a forma correta para que um plantio dê frutos e preserve os nutrientes necessários, sendo totalmente orgânicos (livre de agrotóxicos).

De acordo com a orientadora pedagógica do Neic, Anne Caroline, a atividade foi pensada especialmente para as turmas do Infantil 2 e 3. “A nossa unidade atende 136 crianças, a partir dos 5 meses, mas foram os maiores que participaram dessa oficina. Foi um momento maravilhoso, lúdico e cheio de entusiasmo. Com certeza faremos mais vezes”, destacou.

Quase 37 mil envolvidos

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última quarta-feira (5), a Prefeitura de Guarujá mobilizou os seus quase 37 mil estudantes da rede municipal de ensino, em prol de práticas sustentáveis. Os Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims) e Conveniados (Neics), de Ensino Infantil (Emeis) e Fundamental 1 e 2, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram de oficinas, passeios e outras atividades.