Programação, que aconteceu na Praça Horácio Lafer, foi aberta ao público e voltada para a rede municipal de ensino, além de integrar a Semana Mundial do Brincar

O Dia do Desafio, proposto para combater o sedentarismo, foi comemorado pela Prefeitura de Guarujá com um evento na Praça Horácio Lafer, na Enseada, das 8 às 16 horas. Realizada nesta quarta-feira (29), a ação contou com um circuito com gincanas, danças e músicas, além da presença do Guarujito, mascote da Cidade, e distribuição de pipoca. Na oportunidade, que também integra a Semana Mundial do Brincar, os estudantes da rede municipal de ensino também puderam se divertir.

Com organização da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e apoio das pastas de Esporte e Lazer (Sel), Cultura (Secult), Turismo (Setur), Operações Urbanas (Seurb) e Convivência Social (Sedecon), a agenda foi sucesso de público. Nicole Freitas, aluna da Escola Municipal Professor Antonio Ferreira de Almeida Junior (Jardim Tejereba), disse que foi uma boa programação para quebrar a rotina. “Conseguimos dar um descanso para a mente. Minha parte favorita foi a banda”, contou.

A estudante faz uma referência à apresentação do Projeto Semeando Música, onde os matriculados da Escola Municipal Dr. Gladston Jafet (Vila Lygia) têm acesso a aulas de diversos instrumentos musicais, bem como participar da banda da unidade.

O evento ainda contou com aulões de ritmos com os professores Ewerson Pimentel, Eraldo Nogueira e Michel Felipe, além do Grupo Conexão Bahia. Apresentações de dança do Núcleo Artístico Allegro, Ballet Mônica Andrade, The Kings dance Company, Grupo Black Cia e cover do Michael Jackson pelo artista Rogério Reis também fizeram parte da programação. Ainda marcou presença o Palhaço Xixi.

Diversas tendas prestaram serviços de cidadania e informações de utilidade pública. Entre os parceiros prarticipantes, estavam o projeto Tomba Lata, a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá, o Colégio e a Faculdade Marquês de Olinda, a Escola de idiomas CNA e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A academia Tri Caravelas e o grupo Diana Reis realizaram rodas de capoeira. Outras habilidades, como a concentração, foram trabalhadas na oficina de tsuru, ministrada pelo artista Ricardo Amorim, que ensinou dobradura de papéis, ajudando no alívio de estresse, coordenação motora e raciocínio lógico.

Dia do Desafio

O coordenador de Educação Física da rede municipal de ensino de Guarujá, Hugo Duarte, explicou que, na década de 1950, o Dia do Desafio representava uma competição esportiva entre municípios. Com o tempo, as cidades adaptaram a data e passaram a realizar atividades de esporte e lazer apenas internamente. “Uma pessoa que a gente tira do sedentarismo, já representa um ganho enorme em saúde”, destacou.

Atualmente, as administrações municipais convidam sua população a realizar 15 minutos de exercícios. Em 2024, o tema foi “Se joga no desafio!” e todas as escolas municipais aderiram à campanha, seja de forma presencial no evento, ou dentro das dependências escolares.