Equipamento entra em funcionamento na próxima segunda-feira (08), na Rua Guilherme Guinle, 42, no bairro Pae Cará

Um antigo pleito da população de Vicente de Carvalho se tornou realidade no último dia 28. A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) inaugurou um Centro de Especialidades no Distrito, que está situado na Rua Guilherme Guinle, 42, no Pae Cará. O equipamento foi entregue dentro das comemorações dos 90 anos de emancipação político-administrativa de Guarujá, celebrados no último domingo, 30 de junho.

O prefeito de Guarujá, destacou que agora os moradores de Vicente de Carvalho terão os serviços mais perto de casa. “Estamos ampliando o acesso da população à saúde, que não vão mais precisar se deslocar até a Vila Júlia, para atendimento no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE). A saúde de Guarujá passou por uma grande transformação e tenho certeza de que vamos entregar uma saúde muito melhor do que aquela que encontrei no início de 2017”.

O Centro, que já começa a atender a população na próxima segunda-feira (8), irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas. No Centro de Especialidades, a população encontrar um espaço bem moderno, climatizado, equipado, mobiliado e com uma equipe de profissionais de ponta, para promover um atendimento humanizado.

O novo local deve realizar mais de cinco mil atendimentos nas especialidades de: pneumologia, cardiologia, dermatologia, além de exames de ultrassom, eletrocardiograma, entre outros procedimentos. Os pacientes atendidos serão encaminhados pela rede de atenção primária, através das unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas), com acesso via Complexo Regulador Ambulatorial.

O equipamento do Distrito é composto por cinco consultórios, sala para exames, além de área administrativa e de faturamento. A equipe dispõe de aproximadamente 30 profissionais, entre médicos, equipe multiprofissional, administrativo, enfermagem e equipe multiprofissional.

O secretário de Saúde de Guarujá, ressaltou que a iniciativa integra o planejamento de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), para extinguir o tempo de espera dos usuários na rede municipal. “A nossa previsão é que, com o funcionamento do Centro de Especialidades em Vicente de Carvalho, dentro de 60 dias devemos atingir a meta de zerar a fila de espera por consultas de especialidades no Município”. O titular da pasta acrescenta que há um ano, a fila chegava a 60 mil pessoas e que hoje caiu significativamente para 12 mil no momento.