Cadeiras anfíbias proporcionam banho de mar acessível para pessoas com deficiência; durante o período de temporada até o Carnaval, o programa disponibilizará cadeiras anfíbias de terça-feira a domingo, das 10 às 15 horas


Guarujá costuma ter um grande público em suas praias, entre moradores e visitantes, na temporada de verão. Pensando nisso, a Cidade intensifica o Programa Praia Acessível, em que cadeiras anfíbias auxiliam pessoas com deficiência a vivenciarem a experiência de entrar no mar, desfrutando de um momento único entre familiares e amigos.


Durante o período de temporada até o Carnaval, o programa disponibilizará cadeiras anfíbias de terça-feira a domingo, das 10 às 15 horas. O cadastro para uso é feito na Praia de Pitangueiras – nas proximidades da Praça das Bandeiras e do Shopping La Plage (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 885). Ao todo, são oito cadeiras anfíbias disponíveis.


A iniciativa é da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer (Sedel), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), que visa fortalecer os laços entre a inclusão e o lazer. É importante ressaltar que não existe limite de tempo de uso, os utilizadores da cadeira são levados à água de 30 em 30 minutos. Além disso, não é cobrado nenhum tipo de taxa.


“É uma honra poder executar um programa como esse para que pessoas com deficiência possam vivenciar esse momento mágico e prazeroso, que é o contato com o mar”, afirma o secretário adjunto de Esporte.


As cadeiras estarão disponíveis durante todo o ano. De março a junho, o atendimento será de quinta-feira a domingo, das 10 às 15 horas. Já de junho a outubro, será aos finais de semana, também no mesmo horário. Caso a pessoa tenha interesse em utilizar a cadeira fora dos dias oferecidos, poderá fazer o agendamento pelo telefone: (13)3386.2340 ou 3386.1436.


O programa


Lançado em 2010, o programa funciona em parceria com as prefeituras dos municípios em 26 praias do litoral e interior do Estado de São Paulo. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia, do banho de mar e de rios com segurança e dignidade.


A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.


As cadeiras utilizadas são chamadas de “anfíbias”, por serem fabricadas com pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade segura.