Quase 37 mil estudantes da rede municipal de ensino participarão das atividades propostas por suas respectivas unidades

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Guarujá mobiliza os quase 37 mil estudantes da rede municipal de ensino em prol de práticas sustentáveis. Os Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims) e Conveniados (Neics), de Ensino Infantil (Emeis) e Fundamental 1 e 2, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participarão de oficinas, passeios e outras atividades.

Os Neics Professora Márcia Munhoz (Perequê) e Palavra de Vida 2 (Jardim Virgínia), que atendem crianças de 2 a 4 anos, prepararam ações internas e externas. No primeiro equipamento, às 9 horas, uma turma fará um passeio ecológico à praia do bairro, para recolher microlixo, aprender sobre coleta seletiva e como descartar os resíduos adequadamente. Já no segundo, a partir das 14 horas, os pequenos serão jardineiros por uma tarde, na horta sustentável do local, onde irão preparar a terra, plantar e regar.

A Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello (Santa Rosa) proporcionará duas experiências aos seus matriculados. No período da manhã, terá edição especial do ‘Viva Verde’, um projeto ambiental que incentiva a compostagem orgânica e a educação financeira. Posteriormente, à tarde, haverá apresentação da árvore araucária, que leva de 12 a 15 anos para produzir o pinhão (os alunos degustarão a semente), além do plantio de milho verde.

O secretário municipal de Educação ressaltou que a programação da rede municipal de ensino está muito diversificada, com atividades para todas as idades. “É um dia que a nossa comunidade escolar incentiva inúmeras ações de preservação ao meio ambiente, sensibilizando sobre a importância de pequenas atitudes no cotidiano. Tenho certeza que será mais uma data de muito aprendizado”, observou.