O autor do livro “Lua Colar Coral Mar”, Thiago Cascabulho, percorreu 13 unidades da rede municipal; obra faz parte do projeto ‘Abraça o Mar’

A Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Projeto ‘Escola Douradinho’, desenvolveu a iniciativa ‘Abraça o Mar’, em 13 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo foi proporcionar conhecimentos em educação ambiental aos quase 2.200 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental 2, por meio da leitura do livro “Lua Colar Coral Mar”. O autor da obra, Thiago Cascabulho, visitou as unidades entre os últimos dias 17 e 20.

As crianças envolvidas realizaram cartazes, animações, vídeos, entrevistas, maquetes, declamações de poemas e apresentações de teatro e coral. Os professores participaram de todo o processo junto aos estudantes, trabalhando componentes curriculares como Arte, Ciências e Línguas Portuguesa e Inglesa – esta última foi essencial para auxiliar na tradução do livro para o idioma.

Para Thiago Cascabulho, percorrer as escolas municipais foi uma experiência única, pois a adesão ao ‘Abraça o Mar’ superou as expectativas. Ele explicou que o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) foi crucial para a ampliação do projeto. “A Seduc nos deu todo o suporte com colaboradores de diversas frentes. O resultado disso foram trabalhos artísticos incríveis”, comemorou.

Durante as visitas, o escritor participou de rodas de conversa com estudantes e professores, esclarecendo dúvidas não apenas do livro, como também do projeto. A agenda fortaleceu práticas e noções de educação ambiental.

Homenagens

Em solenidade na Seduc, o autor Thiago Cascabulho recebeu um Certificado de Honraria, pelos esforços em promover educação ambiental. Além dele, o educador da Escola Municipal Benedito Cláudio da Silva, em Vicente de Carvalho, Mauro da Cruz Vale, também foi premiado pela tradução da obra para a Língua Inglesa.

Ambos receberam o Certificado do secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, que considerou o projeto uma ferramenta que une dois aspectos: o incentivo à leitura e a consciência ambiental. “A obra enriquece o aprendizado dos nossos alunos. Além dos esforços da Seduc, os estudantes demonstraram muito interesse na iniciativa”, destacou o titular da pasta.