Apesar da chuva, evento atraiu um grande público para aproveitar uma programação diversificada


A tradicional Festa de Iemanjá, que aconteceu em Guarujá no último domingo (2) reuniu, na Praia da Enseada, um número significativo de pessoas, mesmo com o dia chuvoso. A estimativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) é de que mais de cinco mil pessoas estiveram presentes para as festividades em homenagem à Rainha das Águas.


Vinte ilês de entidades religiosas locais montaram suas tendas na praia, representando a diversidade de matrizes africanas da Cidade. O ponto alto das comemorações foi às 19 horas, quando teve início a tradicional procissão, que saiu do Teatro Municipal Procópio Ferreira e seguiu até a praia, onde teve o toque nas tendas e a entrega das oferendas à orixá.


Além da procissão, o público pôde aproveitar a programação do evento que teve início às 10 horas, com a apresentação do grupo Maracatu Quiloa, seguido por outras manifestações culturais e artísticas, como a Capoeira Omo Oba Zumbi, Parakunde, Ana Black, Teatro Itans Omorode Ode Onio, Afroketu e Hugo do Ilê. O local recebeu também uma exposição temática sobre tradição afro, uma feira com artesanato, culinária, vestuário e comidas típicas.


“Estamos muito satisfeitos com a festa deste ano, que mais uma vez teve grande adesão do público, mesmo com o clima de chuva. A festa de Iemanjá, que este ano realizou sua 15ª edição, é um importante evento em nosso calendário, e demonstra a diversidade de nosso Município”, afirma o titular da Secult.