Durante dois anos e meio, 500 pessoas foram capacitadas por meio dos cursos profissionalizantes e de geração de renda oferecidos pelo órgão

Histórias de superação e sentimento de gratidão marcaram a formatura dos cursos de geração de renda do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (FSS). A cerimônia foi realizada na última segunda-feira (2), no Teatro Municipal Procópio Ferreira.

No total, 201 certificados foram entregues aos alunos dos projetos Oficina de Modelagem, Corte e Costura Industrial, Conserto e Reformas de Roupa, Artesanato em geral, Costura Criativa, Cartonagem, Crochê, Bordado Livre, Feltro e Padaria Artesanal. Durante dois anos e meio, o Fundo Social já superou a marca de 500 pessoas capacitadas.

O Fundo Social, além de ajudar a quem mais precisa com diversas doações, exerce um segundo papel que é levar dignidade às pessoas, por meio de cursos de geração de renda e profissionalização. É o que enfatizou a primeira-dama e presidente do órgão. “Queremos que essas pessoas cresçam e alcancem os seus objetivos”, declarou.

Os cursos têm no acolhimento o seu grande diferencial. “O Fundo Social não é só solidariedade, mas é também humanização, empreendedorismo e superação. Um solo sagrado para quem aproveita as oportunidades”, pontuou o prefeito de Guarujá.

Quem agarrou a oportunidade foi Valcirene Bezerra, 50 anos, formanda da turma de Modelagem, Corte e Costura Industrial “Com o curso consegui aperfeiçoar meus conhecimentos e agora já dou aula voluntariamente no Centro Comunitário da Maré Mansa”, comemorou.

Durante a cerimônia foi apresentado um vídeo com a trajetória dos alunos e, ao final, cada professor de turma falou sobre a alegria e responsabilidade de estarem à frente de cursos que transformam vidas.

A surpresa da cerimônia foi a doação de uma bicicleta cargueira para a ex-aluna da Padaria Artesanal, Alessandra Moraes da Silva, por meio da iniciativa foi de um empresário da Cidade, que apostou no trabalho realizado pelo Fundo Social e ficou comovido com a história da aluna.

“Cheguei ao Fundo Social com a situação financeira muito difícil e eles não mediram esforços para me ajudar. Com determinação, consegui vencer e hoje tenho minha renda com a venda dos pães”, declarou Alessandra.

Cursos

A capacitação é voltada para pessoas de baixa renda e desempregados, além de jovens a partir de 16 anos que residem em abrigos. O objetivo é oferecer, de forma gratuita, cursos profissionalizantes e de geração de renda.

Entre os cursos se destaca o Projeto Padaria Artesanal. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre o Município e o Fundo Social do Estado de São Paulo. Em Guarujá, a iniciativa foi ampliada e aprimorada com a inserção de diversas atividades na grade curricular, qualificando profissionais e capacitando agentes multiplicadores, na produção de 10 tipos de pães, feitos com vegetais e frutas.