Os cinco primeiros equipamentos já estão entre o Centro da Cidade e os bairros Tombo, Jardim Helena Maria e Balneário Cidade Atlântica

A Prefeitura de Guarujá iniciou a instalação de 35 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), as inéditas ‘Estações de Coleta de Recicláveis’ com capacidade para uma tonelada de resíduos. O serviço começou na última sexta-feira (7) e, desde então, os equipamentos serão destinados a 18 regiões gradativamente, sendo cinco unidades por mês. O Centro da Cidade e os bairros Tombo, Jardim Helena Maria e Balneário Cidade Atlântica são os primeiros locais contemplados.

O primeiro bairro a receber a estrutura foi o Balneário Cidade Atlântica, na Praça Prefeito Abílio dos Santos Brancos. A moradora Maria Cecília Chagas viu o equipamento chegando e aprovou a iniciativa. “Na minha casa, sempre separo os recicláveis para fazer o descarte adequado. Mas com esse novo PEV, que inclusive está muito bem localizado, pela passagem diária de muitas pessoas, acredito que a coleta seletiva aumentará bastante”, comemorou.

Para o turista Rafael Aparecido, que também acompanhou a chegada do equipamento, todos serão beneficiados. “Descartar o lixo corretamente é uma responsabilidade coletiva. Esse espaço nos ajudará a preservar mais o meio ambiente, além de impulsionar Guarujá como referência de Cidade ecológica”, destacou.

Investimento

O investimento da Prefeitura para adquirir os novos PEVs é de R$ 185,5 mil, provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado por meio de inquérito civil do Ministério Público Federal (MPF). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) é a responsável pela condução do processo.

Como vai funcionar a coleta seletiva?

Semanalmente, as cooperativas de reciclagem contratadas pelo Município farão a coleta dos resíduos descartados nas estações, a partir de um roteiro programado. Os bairros previstos são Pae Cará, Boa Esperança, Jardim Conceiçãozinha, Itapema, Morrinhos, Vila Zilda, Santa Clara, Perequê, Pernambuco, Enseada, Cidade Atlântica, Cachoeira, Helena Maria, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Santa Rosa e Santo Antônio.

Resistentes a intempéries

Diferente das ‘Estações de Sustentabilidade’, os novos PEVs são mais compactos e no exterior possuem diversas instruções para o descarte adequado dos recicláveis. Outro diferencial é que as estruturas são feitas com materiais resistentes à maresia e demais intempéries do tempo. Um saco big bag confeccionado em ráfia (fibra têxtil de palmeiras) fica acoplado nas partes internas e os PEVs encontram-se fixados no chão, com o objetivo de coibir depredações e acidentes.