Ao todo, 3.066 das doses foram aplicadas durante campanha nacional, realizada entre outubro e novembro


 A Secretaria de Saúde de Guarujá aplicou o total de 25.597 vacinas contra o sarampo em 2019, incluindo campanha, varredura, bloqueios e serviço de rotina. Destas, 3.066 doses foram na campanha nacional contra o sarampo. A iniciativa aconteceu em duas etapas, envolvendo 21 postos da Cidade – entre Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família. A ação se encerrou no Dia D do último sábado (30).


A primeira etapa ocorreu de 7 a 25 de outubro e teve foco em crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Na oportunidade, 2.156 vacinas foram aplicadas. A outra fase ocorreu entre os dias 18 e 30 de novembro, quando 910 adultos de 20 a 29 anos receberam a imunização.


A vacina contra o sarampo continua disponível em todas as UBS's e Usafas da Cidade, que funcionam das 9 às 15 horas. A vacina é indicada apenas para quem não possui comprovação das duas doses obrigatórias.


A enfermeira da Vigilância em Saúde da Prefeitura ressalta que é preciso apenas se dirigir a uma unidade para receber a vacina. "Basta comparecer com a carteira de vacina. O munícipe também pode apresentar o documento de identidade (RG) se não tiver a carteira. Neste caso, nós aplicamos a vacina e fornecemos a carteira", ressaltou