Estratégia de imunização teve início na Cidade no último dia 8 em 20 postos; cobertura vacinal no momento está em 2%

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) já aplicou um total de 442 doses da vacina contra a dengue, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Com isso, a cobertura vacinal no momento segue em 2%, dentro do público alvo. Na Cidade, são aproximadamente 20 mil pessoas nesta faixa etária.

Foram 128 doses aplicadas em crianças de 10 a 11 anos, e outras 314, em adolescentes com idade entre 12 e 14 anos. São necessárias duas doses, em um intervalo de três meses. A estratégia de imunização teve início em Guarujá no último dia 8, com 20 postos disponíveis, entre Unidades Básicas (UBS) e de Saúde de Família (Usafas). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

O responsável técnico pela imunização da Sesau, Alex de Freitas, explica que a vacina QDenga previne contra todos os quatro sorotipos (denv-1, denv-2, denv-3 e denv-4). “A doença é mais predominante em crianças e adolescentes, e, por isso, elas estão sendo vacinadas neste primeiro momento. A vacina é fundamental para diminuir as formas graves da doença, as internações e a taxa de mortalidade”.

Para receber o imunizante, é necessário comparecer à unidade acompanhado dos pais ou responsáveis, levando carteira de vacinação, Cartão SUS e documento com foto. A campanha não tem data para terminar. Por enquanto, não há previsão de vacinar novos públicos, pois a Prefeitura aguarda o recebimento de novas remessas da QDenga para ampliar a imunização entre a população vacinável.

Veja onde se vacinar:

1. UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)

1. Usafa Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114)

1. UBS Pernambuco (Rua Samambaia, s/n) –

1. U.S. Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387)

1. Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/n)

1. Usafa Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070)

1. Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)

1. Usafa Santa Cruz dos Navegantes (Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/n)

1. Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25)

1. Usafa Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/n)

1. Usafa Doutor David Capistrano (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/n)