Valor superou o arrecadado em 2023 e será destinado a diversas entidades e associações

Guarujá arrecadou R$ 344.097,69 na Campanha Eu Sou Cidadão Solidário deste ano. O valor colocou o Município como 1º colocado no índice de destinação da Baixada Santista e entre os 30 municípios que mais arrecadaram no Estado de São Paulo, firmando a Cidade como referência na Campanha.

Do dia 15 de março a 31 de maio, toda pessoa física pôde destinar 3% da declaração do imposto de renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e 3% ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI). Os fundos têm como objetivo financiar projetos que garantem, promovem e protegem os direitos da criança e do adolescente, e também das pessoas idosas

Do montante, R$ 197.774,46 foram destinados a projetos voltados a crianças e adolescentes, e R$ 146.323,23 à pessoa idosa. O valor total ultrapassou o arrecadado em 2023, quando R$ 313.575,81 foram destinados ao Município.

Por esses números, Guarujá teve o melhor índice de destinação da Baixada Santista, alcançando 2,17% do potencial de destinação da Cidade que, durante o período de Campanha, saiu de R$ 4.234.489,88 e alcançou 15.875.753,32. Bertioga ficou na segunda colocação, com 2,14% arrecadados de todo o seu potencial.

Organizações contempladas

Tudo o que foi arrecadado será destinado a diversas organizações da sociedade civil voltadas às crianças, adolescentes e pessoas idosas. Nos últimos anos, algumas das contempladas foram: Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral (CRPI), Centro de Formação Profissional – Camp Guarujá, Associação de Pais e Amigos dos Autistas (Apaag), entre outras.