Representantes do poder público e da sociedade civil participaram de painel, representante estadual classifica Município como referência

Participando ativamente do 7º Conexidades desde a última terça-feira (4), em São Sebastião, no litoral de São Paulo, Guarujá foi destaque no evento quanto a políticas públicas voltadas aos jovens. Na noite de quinta-feira (6), a Prefeitura mediou painel de debates com o tema ‘Gestão de Juventude nos Municípios’. A ocasião também contou com a participação do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e do Governo do Estado.

A Prefeitura foi representada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci). Ellen Diane Chagas, gestora de programas para juventude da Prefeitura, vinculada à Sedhuci, foi responsável por conduzir os debates. Além de mediar, ela fez uma introdução, compartilhando suas perspectivas e experiências frente à gestão de jovens em Guarujá.

“É de extrema importância participarmos dessa conexão intermunicipal e apresentar as ações de Guarujá quanto ao público jovem. Debater políticas públicas para juventude junto a diversos municípios e Governo do Estado de São Paulo nos traz uma importante bagagem e conhecimento, para realizarmos iniciativas ainda maiores em um futuro próximo. Quem mais ganha com isso é a juventude guarujaense”, afirmou Ellen.

O coordenador Estadual de Juventude, Juliano Borges, também participou do painel e salientou a representatividade do Município. “Guarujá é uma referência no que se refere a políticas públicas para juventude. Tem Órgão Gestor, Conselho Municipal, Grêmio nas Escolas e trabalha muito com esses jovens. Quero parabenizar a Cidade por esse trabalho brilhante”, declarou.

Além de Guarujá, a bancada também foi composta por líderes de Conselhos e Diretorias de Juventude dos municípios de Getulina, Olímpia, Boituva, São José dos Campos e Itanhaém. Todos eles tiveram um tempo para apresentar materiais e projetos relacionados à gestão de juventude de suas respectivas cidades. Ao se aprofundarem, debateram temas como grêmio nas escolas, projetos de inclusão de jovens no senso de cidadania, parlamento jovem, criação de centros esportivos, cursos de capacitação, parcerias com universidades e realização de eventos culturais.