O prefeito de Guarujá empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (13), no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho e renovou o quadro do colegiado para o próximo biênio (2019/2021).

O CMDI é um órgão de representação dos idosos e tem um papel consultivo, normativo e formulador de políticas públicas. É composto por 18 membros titulares e seus respectivos suplentes, com representantes da sociedade civil e Governo. Está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e conta com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres), por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Idoso.

“A nossa missão é cuidar das pessoas, principalmente, na fase em que elas mais necessitam, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Já conseguimos avanços importantes, mas, ainda há muito por conquistar. Por isso é fundamental o diálogo e as parcerias”, afirmou o prefeito.

Dentre as atividades, o Conselho busca elaborar proposições, objetivando aperfeiçoar a legislação pertinente à Política Municipal dos Direitos do Idoso; indicar as prioridades a serem incluídas no planejamento municipal; zelar pelo cumprimento das normas constitucionais e legais referentes ao idoso, sobretudo as Leis Federais nº. 8.842/94 (Política Nacional do Idoso) e nº 10.741 (Estatuto do Idoso).

Além disso, tem a missão de fiscalizar as entidades governamentais e não-governamentais de atendimento ao idoso. Propor, incentivar e apoiar a realização de eventos, estudos, programas e pesquisas voltadas para a promoção, proteção e a defesa dos direitos da pessoa idosa.

Atividades voltadas à Terceira Idade

Guarujá conta com o Centro de Atendimento a Terceira Idade – Cati (Rua Felipe Machado, 150 – Santa Rosa) e com diversas atividades esportivas voltadas ao idoso nos Centro de Atividades Esportivas e Comunitárias (Caecs). Além disso, nas Praias do Tombo, Pitangueiras e Enseada, eles podem participar de ginástica funcional adaptada, caminhada e ioga. Já no Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba), são realizadas atividades competitivas, tais como: vôlei, natação, tênis, dama, buraco e outras.

Conselheiros

Governo Sociedade Civil