Mais de 200 times utilizam os gramados a partir de concessões da Prefeitura

Famosa por ser um celeiro de craques, Guarujá se destaca ainda em várias áreas de esporte, em especial o futebol de várzea. A Cidade possui 29 campos da modalidade distribuídos por toda a sua extensão territorial, o que equivale a um para cada 11 mil habitantes, abrigando mais de 200 times de futebol em atividade e tornando a Pérola do Atlântico o Município com a maior quantidade de gramados destinados ao esporte em toda a Baixada Santista.

A quantidade se deve a diversos fatores, dentre eles o incentivo da Prefeitura e a paixão do guarujaense pela várzea, explica o subchefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), Luis Antônio Nascimento. “Guarujá sempre foi um celeiro de atletas, principalmente quando o assunto é várzea. Sempre fomos uma Cidade entusiasta da prática, principalmente há algumas décadas, no auge da modalidade. Tudo isso somado ao incentivo da Prefeitura a campeonatos municipais e regionais, possibilita o estabelecimento desses campos em nossa Cidade”, pontuou.

Contrapartida social

Localizados em áreas públicas, os campos são concedidos aos clubes pela Prefeitura em forma de permissão de uso. As permissões têm validade de cinco e 10 anos. Uma das exigências para renovação dos termos é que os clubes apresentem projetos voltados ao fomento do esporte gratuito a jovens e adolescentes. Além disso, é preciso que disponibilizem o espaço para o lazer, entretenimento e inclusão social de adultos e idosos.

O Distrito de Vicente Carvalho concentra 17 dos 29 campos, totalizando aproximadamente 60% dos espaços no Município. O Pae Cará é o bairro com a maior quantidade, cinco ao todo, dentre eles: o campo do Pae Cará, Itapema, América, Vasquinho e Comando. Seguido pelo bairro do Jardim Conceiçãozinha e Perequê, ambos com três cada.

Da várzea para os gramados do Brasileirão

Foi em um dos diversos gramados de Vicente de Carvalho que Léo Gonçalves mostrou seu talento e se projetou para o futebol profissional. Vindo do Jardim Progresso, foi aos sete anos de idade que o atleta conheceu o futebol, em um dos projetos da comunidade, no Campo do Comando.

Foi após uma peneira do Criciúma, que olheiros da equipe catarinense viram potencial no garoto de Vicente de Carvalho, à época com 16 anos. “Houve uma peneira em Guarujá em 2019 e eu acabei sendo aprovado. Vi que essa era minha oportunidade de jogar no profissional”, pontuou.

O meio campista recém-chegado da base do Tigre atualmente faz parte do elenco da equipe principal e aguarda a oportunidade de fazer sua estreia no Brasileirão desta temporada. Junto ao Tricolor Carvoeiro, Léo participou da conquista do Campeonato Catarinense Sub-17, em 2019, e do Profissional, em 2024, além de participar do acesso do clube a Série A do Campeonato Brasileiro, em 2023.