Programa Proágua executa coleta de amostras mensais em 24 pontos estratégicos do Município


Devido ao bom desempenho técnico das ações e controle de qualidade da água do sistema público de abastecimento, serviço feito pela Vigilância Sanitária de Guarujá, a Prefeitura recebeu o prêmio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proágua), pelo segundo ano consecutivo, na última segunda-feira (13). O destaque está nas ações de monitoramento e efetividade na resolução de problemas de potabilidade da água.


A formalização da honraria aconteceu no 13º Seminário Água e Saúde, entre os dias 5 e 7 de dezembro do ano passado, em São Paulo. Entre os critérios para a conquista do Prêmio, estava a assiduidade na coleta e entrega de amostras para análise no Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, e a efetividade na resolução das anomalias encontradas, junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), garantindo que os moradores de Guarujá recebam água de qualidade.


O responsável técnico da Vigilância pela Secretaria de Saúde (Sesau), Carlos Leda de Araújo, falou sobre a importância desse reconhecimento. “É gratificante saber que a Vigilância em Saúde de Guarujá está fazendo um trabalho exemplar, o que mostra que a qualidade da água servida para a população está em dia”, disse.


Passo a passo


A ação do Proágua está presente em todo o Estado de São Paulo. Em Guarujá, coletou amostras mensais em 24 pontos estratégicos, em sua maioria, escolas e estabelecimentos de saúde. O material é encaminhado para análise laboratorial dos parâmetros físico-químico, microbiológicos e organolépticos (que podem ser percebidos pelos sentidos humanos, como cor, brilho, luz, odor, textura, som e sabor).


Posteriormente, os laudos são emitidos e enviados à Vigilância Sanitária para análise e, caso alguma irregularidade seja identificada, são tomadas providências junto à Sabesp, que faz uma recoleta deste ponto de água e uma nova análise para correção da anomalia.


Em situações mais críticas, a Vigilância Sanitária faz um levantamento das análises e aciona a empresa responsável pelo abastecimento, para apresentar o relatório e discutir as medidas necessárias a serem tomadas para garantir a resolução do problema.