Dentre os 645 municípios paulistas, Guarujá foi um dos 20 selecionados para fazer parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em junho de 2019, Guarujá foi um dos municípios selecionados para participar de um projeto que instaura uma nova agenda de desenvolvimento sustentável na Cidade. Conhecida como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – iniciativa lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem a finalidade de promover o desenvolvimento e erradicar a pobreza no mundo, a ODS propõe 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda, estão previstas ações mundiais em diversas áreas: erradicação da pobreza; segurança alimentar; agricultura; saúde; educação; igualdade de gênero; redução das desigualdades; energia; água e saneamento; padrões sustentáveis de produção e de consumo; mudança do clima; cidades sustentáveis; proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres; crescimento econômico inclusivo; infraestrutura; industrialização, entre outros.

Após o prefeito de Guarujá assinar o termo de adesão ao projeto, o município se compromete a implementar os ODS como instrumento de planejamento, desenvolver ações ou projetos para alcance de suas metas, disponibilizar equipes e condições para o desenvolvimento das atividades dos projetos.

A partir disso, foi lançada uma estratégia municipal, em que, de maneira integrada, as secretarias municipais montarão metas e técnicas para preencher a agenda 2030. “Em conjunto, vamos listar os programas em execução na rede municipal e que de alguma maneira atendem ou têm relação com os ODS. E monitorar a evolução deles dentro da gestão”, explicou o Diretor Municipal de Diretor de Monitoramento e Avaliação da Gestão e coordenador municipal do projeto.

A escolha

A estratégia de escolha das prefeituras é feita de acordo com dados do IBGE, seguindo pesquisas que filtram as cidades e que apontam quais estão em um nível de planejamento e gestão que oferecem condições de dar continuidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo foram 14 estados escolhidos, 116 municípios, sendo 20 localizados no Estado de São Paulo.

Os municípios da Estratégia ODS têm acesso a um suporte técnico para a inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seus instrumentos de gestão, através de materiais como artigos, cursos, publicações, eventos e discussões e metodologias exclusivas.

“Unir gestão e sustentabilidade é governar pensando no futuro. Não há outra maneira de trabalhar proativamente em prol da sociedade”, frisa o prefeito.