Além da construção de um novo canal, foram realizadas melhorias como drenagem, guias e sarjetas, calçadas, acessibilidade, pavimentação, ciclovia, paisagismo, iluminação e sinalização

Uma das obras mais importantes dos últimos anos, a 1ª fase da revitalização da Avenida Dom Pedro I e a construção do canal foram entregues na última sexta-feira (28), integrando a programação do aniversário de 90 anos de emancipação político-administrativa de Guarujá, celebrado no último domingo, dia 30 de junho.

No trecho entre as avenidas Guadalajara e Atlântica, foram executadas diversas melhorias, como construção de um novo canal, drenagem, guias e sarjetas, calçadas, acessibilidade, pavimentação, ciclovia, paisagismo, iluminação e sinalização vertical e horizontal. O local estava há mais de 40 anos sem receber intervenções.

Também foram realizadas pintura da ciclovia e da mureta, instalação de nova iluminação, paisagismo e sinalizações vertical e horizontal. Nesta etapa, o investimento é de mais de R$ 44,1 milhões sendo R$ 22 milhões da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Governo do Estado, e mais de R$ 11 milhões de contrapartida do Município.

No total, com o investimento na construção do novo canal, a revitalização da Avenida Dom Pedro I (no trecho entre a Avenida Atlântica e a Rua Sílvio Daige) e melhorias no entorno, o aporte é superior a R$ 76,6 milhões.

O canal estava há mais de 40 anos sem receber intervenções, lembra o prefeito. “É com muito orgulho que entregamos uma obra que há muitos anos era aguardada pela população. O que os olhos veem o coração sente. As pessoas estão acompanhando essa maravilhosa obra de engenharia e todos que participaram desse projeto estão de parabéns”, ressaltou.

O secretário de Infraestrutura e Obras, lembra que o trecho estava bastante danificado quando foram iniciadas as melhorias. “Os benefícios vão além do que podemos ver. A parte de drenagem também foi trabalhada e a largura do canal ampliada para que possa armazenar maior capacidade de água”, explicou.

Asfalto especial

O asfalto aplicado na Avenida Dom Pedro I tem adição de borracha, o que oferece inúmeras vantagens: maior durabilidade (o pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional), tem maior aderência (ajuda a evitar derrapagens e reduz o ‘spray’ causado pelos pneus dos veículos em dias de chuva); garante pavimentos mais seguros (o asfalto-borracha proporciona uma massa com alto coeficiente de atrito, o que torna as vias mais seguras e silenciosas) e ele é ainda ecologicamente correto.

Outro trecho

Em outro trecho da Avenida Dom Pedro I, seguem as melhorias. Entre a Rua Sílvio Daige e a Avenida Guadalajara, as obras estão 41% concluídas. Já foram implantadas calçadas, guias e sarjetas, reforço da drenagem, acessibilidade e pavimentação. A próxima etapa contemplará ciclovia no canteiro central.