Prefeitura promoveu reunião especial com mediação de uma equipe técnica da Semam, atendendo a diversos pedidos

Comprometida em esclarecer os impactos da criação de uma terceira Área de Proteção Ambiental (APA) na região Sudoeste, a Prefeitura de Guarujá promoveu um novo diálogo no último dia 22. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) recebeu pescadores artesanais para ouvir e responder diversas dúvidas, atendendo a um pedido de agenda do setor em evento promovido pela Autoridade Portuária de Santos (APS).

Ao todo, 20 profissionais da pesca marcaram presença na reunião, junto ao superintendente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da APS, Sidnei Aranha. Eles moram e trabalham entre os bairros Santa Cruz dos navegantes, Sítio Conceiçãozinha e Perequê, além das praias do Góes, Guaiúba e Astúrias. O professor e presidente do Instituto de Segurança Socioambiental (ISSA), João Leonardo Mele, conduziu o encontro.

Um dos principais aspectos explicados foi que a criação de uma APA não altera o desenvolvimento da vida e o funcionamento das atividades locais já existentes, mas a região contemplada passa a ser respaldada por regime jurídico. A medida é uma ferramenta de gestão e proteção ambiental compartilhada entre o poder público e a sociedade civil, para ampliar o manejo sustentável e a busca de recursos para investimentos.

O secretário adjunto de Meio Ambiente e Segurança Climática de Guarujá, considera que a reunião foi muito positiva. “Todos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e agradeceram pela escuta. Além disso, pleitearam cadeiras no futuro conselho gestor da APA da região Sudoeste, ou Cabeça do Dragão, como deverão ser nomeadas se instituídas”, destacou.

Sugestões de traçado

A Semam, que é responsável por discutir a criação da terceira APA, vem realizando oficinas desde abril, com munícipes, representantes de associações de bairro, poder público e iniciativa privada. Além de apresentar a proposta, a pasta recebeu dezenas de sugestões de traçado da área, para que a delimitação final atenda ao real desejo da população.

Os estudos técnicos para a criação da terceira APA são do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que viabilizou o levantamento no processo de instituição da APA Serra de Santo Amaro. Para conferir, basta acessar https://www.guaruja.sp.gov.br/apa-municipal-da-serra-de-santo-amaro. Todos os detalhes sobre a proposta inicial devem ser consultados em https://www.guaruja.sp.gov.br/apa-municipal-da-cabeca-do-dragao.

Mais da metade do território protegido

Com a criação da terceira APA, Guarujá estima ter mais de 60% do território protegido. Isso porque a Cidade já possui duas APAs: Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro, instituídas respectivamente em 2012 e 2021. Juntas, somam 48% de toda a extensão municipal. A primeira já teve o seu modelo de governança reconhecido mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).