Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos começará no próximo semestre e envolverá cerca de 1.700 estudantes do 9º ano

A Prefeitura de Guarujá terá novidade para o próximo semestre na rede de ensino. O prefeito firmou um termo de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para implantar o projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa foi anunciada no Paço Moacir dos Santos Filho, na segunda-feira (17), e integra a programação de aniversário de 90 anos da Cidade, celebrado em 30 de junho.

Inédita, a proposta inicial é voltada aos cerca de 1.700 estudantes do 9º ano, matriculados em 12 escolas. As secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), que estão à frente do processo, incentivarão os alunos a aprenderem habilidades para o mercado de trabalho e a vida pessoal. Entre elas, liderança, inovação e gestão de projeto.

Com metodologia desenvolvida pelo Sebrae, o JEPP possui fundamentos pedagógicos alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para fortalecer a cultura empreendedora e estimular os jovens na rotina escolar. Ao lado dos titulares da Seduc e da Sedep, e vereadores, o prefeito destacou que a ação é um marco na rede municipal de ensino. “A nossa meta é formar cada vez mais jovens com autonomia para fazer, pensar e aprender, ampliando a veia empreendedora de Guarujá e Vicente de Carvalho. Por isso, escolhemos estudantes que estão encerrando o Ensino Fundamental 2. Queremos que eles tenham um diferencial no currículo escolar, para encarar o mercado de trabalho”, afirmou o chefe do Executivo.

Capacitação de professores

Antes do JEPP chegar às salas de aula, os professores passarão por uma formação especifica. O Sebrae iniciará a capacitação de forma on-line e avançará para encontros presenciais. A previsão é que os docentes iniciem as atividades com os estudantes no próximo semestre e encerrem a programação com uma feira de empreendedorismo promovida pelos alunos, para que eles coloquem em prática todo o conhecimento adquirido durante o período.

O gerente regional do Sebrae, Marco Aurélio Rosas, ressaltou que o JEPP é mais um projeto estruturado de Guarujá, que já conquistou o selo de ‘Prefeitura Empreendedora’. “Empreender vai muito além de abrir uma empresa, se trata de um traço comportamental. Aqui na Cidade, todos estão fazendo a lição de casa e a economia e o desenvolvimento social seguirão crescendo”, finalizou.

ODS

O JEPP atende ao 8° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionado à Educação. A iniciativa promove o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. Em classe, as atividades serão trabalhadas de forma prática e lúdica, para que os alunos aprendam a assumir riscos calculados, tomar decisões e identificar oportunidades de inovação.