Investimento da Prefeitura é de R$ 185,5 mil e o pacote de equipamentos marca o Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho

A Prefeitura de Guarujá inicia, nesta sexta-feira (7), a instalação de 35 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de coleta seletiva, em celebração ao Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho. São Estações de Coleta de Recicláveis com capacidade para uma tonelada de resíduos limpos e secos, como plásticos, metais, papéis, papelão e embalagens longa vida. Ao todo, o Município terá 73 espaços semelhantes destinados à logística reversa.

Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), com investimentos na ordem de R$ 185,5 mil, provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado por meio de inquérito civil do Ministério Público Federal (MPF).

Com a proposta remodelada, os novos PEVs têm uma estrutura mais compacta, diferente das ‘Estações de Sustentabilidade’. O seu formato possui apenas uma abertura com saco big bag confeccionado em ráfia (fibra têxtil de palmeiras) acoplado na parte interna. Cada unidade armazena até mil quilos e conta com um designer personalizado, além de instruções para o descarte adequado dos recicláveis.

Estrategicamente distribuídos

Ao todo, 18 bairros de Guarujá e Vicente de Carvalho serão contemplados. Os pontos são estratégicos, entre praças e o entorno de próprios públicos, para que tenham uma maior vigilância. Entre os locais estão o Pae Cará, Boa Esperança, Jardim Conceiçãozinha, Itapema, Morrinhos, Vila Zilda, Santa Clara, Perequê, Pernambuco, Enseada, Cidade Atlântica, Cachoeira, Helena Maria, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Santa Rosa e Santo Antônio.

Semanalmente, as cooperativas de reciclagem contratadas pelo Município farão a coleta dos resíduos descartados nas novas estações, atendendo a um roteiro programado.

Instalação gradativa

A estimativa é que os 35 PEVs sejam instalados de forma gradativa, sendo cinco equipamentos por mês, após a data de início. Confira os primeiros endereços:

- Passagem Caminho do Mar, 45 – Centro;

- Praça Mário da Silva (Avenida Leomil, 1.305 – Centro);

- Praia do Tombo (Avenida Prestes Maia, na altura da Rua Curvina);

- Praça Yolanda Rodrigues (Avenida Manuel Albino, 556 – Jardim Helena Maria);

- Praça Prefeito Abílio dos Santos Branco (Avenida Miguel Estéfno, 2.689 – Balneário Cidade Atlântica).

73 PEVs

Com a instalação destes equipamentos, Guarujá passará a disponibilizar 73 PEVs, entre espaços exclusivos para o descarte de vidro e dos demais recicláveis.