Prefeito anunciou novidade durante evento da Educação em comemoração ao Aniversário de 90 anos da Cidade

O prefeito de Guarujá sancionou a Lei 5.231/2024, que institui o ‘Programa Educação em Tempo Integral’. A publicação saiu no Diário Oficial deste sábado (22). A iniciativa da rede municipal de ensino foi avaliada e aprovada pelo Poder Legislativo. A novidade também foi anunciada em evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), na última quinta-feira (20), em comemoração ao aniversário de 90 anos da Cidade, celebrado em 30 de junho. 

A partir deste segundo semestre, 15 escolas municipais trabalharão com a nova modalidade de ensino. Inicialmente, serão contemplados 798 estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2, distribuídos em turmas de até 54 alunos por unidade. Os critérios para seleção foram nível de alfabetização e situação socioeconômica. 

O pontapé inicial do programa está agendado para 5 de agosto, quando a rede municipal volta às aulas do tradicional recesso escolar do mês de julho. Assim, após o ensino regular nos períodos matutino e vespertino, onde são ministradas disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, os alunos terão uma nova jornada de aprendizagem em suas próprias unidades ou entre quatro Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs). No contraturno, haverá aulas de letragem, modalidades esportivas, oficinas culturais e mais. 

O secretário de Educação de Guarujá, reforçou que a meta é trabalhar a autoestima das crianças e adolescentes, abrindo as portas para que eles tenham um futuro digno. “Ao invés da ociosidade, os nossos estudantes passarão mais tempo aprendendo no ambiente escolar, que é seguro e estruturado, com profissionais qualificados. Será mais uma potente ferramenta de combate a vulnerabilidade social e esperamos que a população aprove o programa”. 

Guarujá assumiu compromisso de abrir matrículas neste ano

Em julho de 2023, o Governo Federal criou o Programa Escola em Tempo Integral. Em agosto do mesmo ano, Guarujá aderiu à proposta e assumiu o compromisso de abrir matrículas nesta modalidade de ensino até 2024. 

Para isso, a Seduc criou uma comissão e elaborou a ‘Política Municipal de Educação em Tempo Integral’, definindo diretrizes com a participação do poder público e sociedade civil. Além disso, a medida atende à meta seis do Plano Nacional de Educação (PNE), que assegura o oferecimento de ensino em tempo integral para atender pelo menos 25% dos estudantes da Educação Básica. 

O prefeito de Guarujá, ressaltou que sem o empenho dos servidores e membros da sociedade civil que participaram do processo, a criação do programa não seria realidade. “Agradecemos a todos que abraçaram o desafio e trabalharam para viabilizarmos a iniciativa. Política pública se constrói com parceria e essa é uma que mudará a vida de muitas gerações,” finalizou. 

A solenidade foi marcada pela presença de representantes do Executivo, estudantes e outras autoridades. Para a conselheira tutelar de Guarujá, Michelle Sales, o Programa Educação em Tempo Integral é um sonho realizado. “A iniciativa simboliza um grande avanço para o futuro dos nossos pequenos, pois eles passarão mais tempo em um espaço seguro e com oportunidades. Estou confiante de que fortaleceremos muito o combate à violência e vulnerabilidade social,” destacou. 

Conheça as 15 escolas municipais:

  • Escola Municipal Vereador Afonso Nunes (Parque Estuário);

  • Escola Municipal Angelina Daige (Vila Áurea);

  • Escola Municipal Professor Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice);

  • Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt (Jardim Boa Esperança);

  • Escola Municipal Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha);

  • Escola Municipal Professora Lúcia Flora  (Jardim Progresso);

  • Escola Municipal Doutor Gladston Jafet (Vila Lygia);

  • Escola Municipal Giusfredo Santini (Morrinhos);

  • Escola Municipal Professora Maria Aparecida Araújo (Morrinhos);

  • Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa);

  • Escola Municipal Paulo Freire (Vila Santa Clara);

  • Escola Municipal Sérgio Pereira (Cidade Atlântica);

  • Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba);

  • Escola Municipal Professor Antônio Ferreira de Almeida Junior (Jardim Tejereba);

  • Escola Municipal Vereador Ary Silva Souza (Jardim Mar e Céu).