Evento fez parte da série de ações para a promoção da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, candidata a Patrimônio da Humanidade.


A Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), marcou presença no "II Seminário Internacional de Fortificações Brasileiras: Patrimônio Mundial - Desafios para Gestão do Conjunto de Fortificações do Brasil", realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. A Cidade apresentou a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, candidata a Patrimônio da Humanidade com a Unesco, como parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, que compreende 19 fortalezas na costa do Brasil.


O evento foi organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o objetivo de compartilhar experiências de referência, em âmbito nacional e internacional para favorecer o aperfeiçoamento da gestão e preparação da candidatura do conjunto. Para cumprir esta finalidade, o evento contou com a presença de autoridades e especialistas nacionais e estrangeiros, além dos gestores dos bens envolvidos.


A diretora de Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico de Guarujá participou do evento. Ao longo do ano, diversas ações foram realizadas envolvendo a Fortaleza, que neste ano teve 4.027 visitas registradas até o mês de novembro.


"Tivemos um ano positivo. O processo de candidatura para a UNESCO está bem encaminhado, e acreditamos que é também um passo importante para que outros bens da Cidade possam ser reconhecidos. A participação no Seminário Internacional de Museus foi uma ação importante não só para apresentarmos o trabalho que estamos fazendo, como também para discutirmos com representantes de outras Cidades o processo de candidatura de bem-seriado". Explica a diretora.


A fortificação também recebeu projetos e eventos para ressaltar a sensação de pertencimento do monumento com a comunidade. Com público acadêmico frequente, houve também integração com a Universidade Católica de Santos (Unisantos).