Cerimônia teve distribuição de medalhas, prêmios e exibição dos vídeos vencedores; evento aconteceu no Teatro Municipal Procópio Ferreira

Em celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Guarujá premiou os vencedores do 7° Concurso de Vídeo Socioambiental ‘Olhar Sustentável’. Os inscritos desenvolveram, neste ano, a temática de “Soluções para a restauração de terras, desertificação e resiliência à seca”. A cerimônia recebeu pais, alunos, professores e munícipes no Teatro Municipal Procópio Ferreira, na última quarta-feira (5).

O concurso, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), em parceria com a Educação (Seduc), foi dividido em quatro categorias, sendo elas: A e B, do Ensino Fundamental 1 e 2 da rede municipal de ensino; C, do Ensino Médio de instituições públicas e privadas; e D, voltada a moradores do Município, a “Cidadão Residente”.

Os terceiros lugares foram de alunos das Escolas Municipais Lucimara de Jesus Vicente (Ensino Fundamental 2) e Angelina Daige (Ensino Fundamental 1)Os segundos lugares, das Escolas Municipais Giusfredo Santini (Ensino Fundamental 1), Professora Maria Aparecida Ramos Camargo (Ensino Fundamental 2) e da Escola Estadual Waldemar da Silva Rigotto (Ensino Médio).

Já os vencedores são aunos das Escolas Municipais Presidente Franklin Delano Roosevelt (Ensino Fundamental 1), Professora Maria Aparecida de Araújo (Ensino Fundamental 2), Escola Estadual Marcílio Dias (Ensino Médio) e moradores do bairro Pae Cará, em Vicente de Carvalho (Cidadão Residente).

A premiação contou com entrega de tabletssmartwatches (relógios inteligentes) e fones bluetooth aos primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria, respectivamente. Durante a solenidade, todos os concorrentes subiram ao palco e receberam medalhas de participação. Os vídeos exibidos mostraram toda a criatividade utilizada pelos alunos e munícipes, causando emoção durante o anúncio dos vencedores.

Vencedores conscientes

A categoria especial “Cidadão Residente”, criada para fomentar a sensação de pertencimento aos munícipes, premiou dois moradores do bairro Pae Cará, em Vicente de Carvalho. Para Kayo Nascimento Vieira e Ana Luíza Oliveira, a gravação foi divertida e enriquecedora. “Nosso vídeo foi uma criação com soluções para o replantio, que evita a desertificação. Ficamos muito felizes em reproduzir bons ensinamentos aos outros”, destacou Kayo.

As vencedoras da categoria Ensino Fundamental 1, Mary Andrade dos Santos Ferreira, Sophia Santana Duarte e Vitória de Paula Gomes Ortiz criaram um vídeo sobre conscientização, repleto de música e dança. Elas são alunas da Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt e o título foi motivo de grande felicidade. “Estamos muito contentes com a vitória. Ensaiamos muito para vencermos”, felicitou Mary.

Para o secretário adjunto da Semam, Cleiton Jordão, o concurso é importante para estimular reflexões sobre o meio ambiente nos jovens. “Precisamos plantar esta semente em nossos jovens. O cenário mundial atual pede por novos pensamentos. Foi muito gratificante estar presente nesta cerimônia”, mencionou.

Parceria sustentável

Os prêmios entregues foram cedidos pelo Terminal de Granéis de Guarujá e Sistema Integrado de Gestão dos Terminais Exportador de Guarujá, de Exportação de Açúcar de Guarujá (Teg/Teag) e Exportador de Santos (Tes).

Vídeo catálogo

Além de conquistar prêmios, as três melhores obras de cada categoria farão parte de um vídeo catálogo sobre o ‘Olhar Sustentável’ dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, assim como munícipes.