Encontros acontecem nesta terça (14) e quarta-feira (15), a partir das 17 horas

A Prefeitura de Guarujá promove, nesta terça (14) e quarta-feira (15), a segunda rodada de oficinas para a revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu. Os encontros acontecem no Residencial Marina Guarujá (Rodovia Ariovaldo de Almeida de Viana, entre os quilômetros 10 e 5 – Cidade Jardim Tom), sempre a partir das 17 horas. Todo o processo é conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam).

Com estimativa de duração de três horas nos dois dias, a iniciativa busca garantir a efetiva participação popular na análise de normas e metas previstas no documento. As discussões começaram no mês de março e contaram com representantes de diversas instituições e atores que moram, trabalham, empreendem e possuem relação com a APA.

O secretário adjunto de Meio Ambiente e Segurança Climática de Guarujá, explica quais os objetivos dessa nova etapa. “Vamos refinar e validar os resultados das primeiras oficinas, além de discutir sobre condições atuais e tendências futuras. Consequentemente, também identificaremos necessidades, atualizaremos o mapeamento da APA e seu zoneamento, bem como atos legais, administrativos e normas”, finalizou.

Presença imprescindível

A Semam destaca a importância da presença dos representantes que já acompanharam a primeira rodada das oficinas. Entre eles estão moradores dos bairros Prainha Branca, Cachoeira e Perequê; membros de secretarias municipais como Turismo (Setur), Defesa e Convivência Social (Sedecon) e Saúde (Sesau); integrantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Não Governamentais (Ongs), além de outras instituições. O motivo é o fortalecimento das discussões para a definição de soluções estratégicas.