Palestra busca preparar os servidores públicos para aplicação do programa nas mais diversas área

Guarujá deu início ao primeiro de uma série de quatro encontros de capacitação em 2024, promovidos pela Rede Cinco Básicos Guarujá. O evento, ocorrido na última segunda-feira (13), aconteceu no auditório da Câmara Municipal (Avenida Leomil, 291 – Pitangueiras) e foi coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeas). Participaram 104 inscritos das áreas de educação, saúde e assistência social.

O Programa Cinco Básicos Guarujá foi viabilizado a partir de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o movimento internacional The Basics, representado como Cinco Básicos no Brasil, firmado em 2021. Mais de 300 profissionais já foram capacitados e 7.669 crianças, de 0 a 6 anos, e suas famílias foram beneficiadas.

Esse primeiro encontro foi conduzido pela palestrante Ivelise Schalch, que abordou a importância de aplicar os métodos do projeto na primeira infância. “É onde o cérebro da criança está se desenvolvendo, servindo de base para todo o aprendizado posterior. Trabalhar com o Cinco Básicos é preventivo e transformador”, definiu.

Além disso, Guarujá é a primeira cidade a colocar o programa em prática, podendo gerar conhecimento sobre todos os bons resultados alcançados, como o fortalecimento de vínculo entre as crianças e suas famílias e dos fundamentos educacionais e sociais.

A diretora da Escola Municipal Magdalena Maria Cardoso Lourenço, de Educação Infantil, Rita de Cássia Duarte, pontuou os benefícios da iniciativa. “O desenvolvimento de habilidades essenciais, como leitura, escrita, matemática e pensamento crítico, capacitam os alunos a compreenderem conceitos mais complexos em diversas áreas do conhecimento. Habilidades sociais e emocionais são igualmente importantes, pois ajudam os alunos a desenvolver relacionamentos saudáveis, resolver conflitos e colaborar efetivamente”, explicou a educadora.