Ferramenta de gestão de dados utiliza imagens de satélite para o planejamento urbano; diferentes setores utilizam o sistema

A Prefeitura de Guarujá recebeu o Prêmio InovaCidade, que é um reconhecimento do Instituto Smart City Business América às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nos municípios. A premiação ocorreu em São Paulo, nesta terça-feira (14). Guarujá foi escolhida pelo projeto ‘Detecção de mudanças por imagens de satélite: utilização de imagens de satélite de órbita diária para recebimento de alertas de alterações do território em plataformas integradas e aplicativos de campo da Geopixel’.

A premiação aconteceu durante a Abertura Oficial do Smart City Business BrazilCongress 2024, na Capital. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) é responsável pela contratação do sistema multifinalitário, que possibilita implementar ações de várias ordens, incluindo as relacionadas a arrecadação  de tributos, atualização cadastral e de inovação urbana. A ferramenta utilizada pela Prefeitura é 100% on-line e permite ao servidor público e munícipes, a partir de imagens fotográficas tratadas, identificar desmatamentos, construções irregulares e novas ocupações em áreas de risco.

Com esse monitoramento inteligente, que utiliza imagens de alta resolução e informações referentes a tudo o que acontece no território do Município, é possível aprimorar a fiscalização de campo, promover a integração com o cadastro mobiliário, entre outras vantagens que o sistema oferece, por meio da otimização de recursos, aprimorando a qualidade da justiça fiscal e tributária e permitindo a geração de indicadores.

O uso compartilhado e integrado entre as secretarias municipais permite a tomada de decisões de forma mais rápida e assertiva. A atualização cadastral imobiliária teve início monitorando as alterações urbanas, em parceria com a Geopixel. Como resultado, mais de 4.844 alertas foram recebidos e analisados pelos vários setores da Administração Municipal a partir de integração e Módulo de Monitoramento, permitindo rápidas ações de reposta e rastreabilidade, além de um retorno em campo, otimizando o trabalho dos servidores municipais.

O sistema inclui o recebimento mensal de alertas em todo o território municipal, com imagens de altíssima resolução espacial, totalizando a entrega de mais de 3 mil quilômetros quadrados de cobertura  por imagens de satélite.

A Prefeitura, ainda, demonstrou proatividade no controle do uso e ocupação do solo, utilizando o projeto de monitoramento para antecipar problemas e compreender a dinâmica urbana, distanciando-se da usual dependência apenas de denúncias para a Fiscalização. A ferramenta desenvolvida proporciona uma visão abrangente das alterações urbanas do Município, com embasamento técnico.

Premiação

O Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br) está em sua 11ª edição. Foram 128 inscrições do Brasil e do exterior, de 81 organizações diferentes.