Evento será realizado nos dias 20 e 22 de junho e todos estão convidados; objetivo é debater debater, formular e avaliar políticas públicas

Guarujá já está nos preparativos para realização da 6ª Conferência Municipal das Cidades. Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento será realizado nos dias 20 e 22 de junho e todos estão convidados a participar.

A Conferência das Cidades é um espaço para governo e sociedade civil debaterem, formularem e avaliarem as políticas públicas referentes a temas específicos. O objetivo é objetivo é debater debaterem, formularem e avaliarem políticas públicas buscando a melhorar a situação da cidade e também vida da população.

Segundo a secretária de Planejamento, a Conferência da Cidade é o lugar para que os cidadãos olhem para a sua cidade, pensem sobre seus conflitos, características e identidades, bem como seus desafios e potencialidades. “A meta é desenharmos um caminho para o desenvolvimento urbano inclusivo e socialmente justo. Além dos debates, serão eleitos os delegados(as) para representar a cidade na Conferência Estadual”, explica.

Dentro do tema geral, serão promovidos debates sobre Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes; e Governança e Participação Social.

A Conferência Municipal tem como meta principal propor a interlocução entre as autoridades e gestores públicos do Município com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos que tenham como objetivo melhorar os problemas da cidade como um todo, com o intuito de compilar propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual.

“Queremos estimular a participação popular de diversos segmentos da sociedade na formulação de proposições e garantir a gestão democrática das políticas de desenvolvimento no Município”, explica a secretária.

No primeiro dia, o evento será realizado na Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291), com credenciamento a partir das 16h30. A abertura está marcada para 17 horas, seguida de apresentação do regimento interno e informações gerais sobre a conferência. Após, será realizada uma palestra.

Já o segundo dia, as discussões relativas aos eixos temáticos e definição das propostas acontecerão das 9 às 18 horas, com credenciamento a partir das 8h30. Os trabalhos do segundo dia serão realizados, na Escola Municipal Prof. Antonio Ferreira de Almeida Junior (Rua Marivaldo Fernandes s/nº, Vila Júlia).

Inscrições

Para participar, as pessoas podem se inscrever antecipadamente pela internet, através de link disponibilizado no site www.guaruja.sp.gov.br/conferencia ou pessoalmente, direto na Secretaria de Planejamento de Guarujá (Paço Moacir dos Santos Filho – Avenida Santos Dumont, 800, 2º Andar, Vila Santo Antônio).