Levantamento da Controladoria Geral do Município junto às secretarias municipais mostra melhora da avaliação no IEG-M, subindo do conceito C+ para B

Guarujá melhorou de C+ para B sua avaliação no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) 2024, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (IEGM/TCESP), conforme prévia realizada pela Controladoria Geral do Município. A apuração tem como base as respostas enviadas por cada secretaria em relação ao questionário do IEG-M, de acordo com a sua respectiva área de atuação. 

Na comparação com o ano anterior – o (IEG-M) 2023 – a Cidade recebeu o reconhecimento que corresponde a uma gestão efetiva. O indicador avalia a efetividade das políticas públicas desenvolvidas pelos gestores de cada cidade e a eficiência da gestão pública, classificando todos os municípios do Estado de São Paulo em sete índices setoriais.

Esses indicadores são balizadores da eficiência do trabalho da administração pública, sendo de grande importância para medir os resultados da gestão pública em seus diversos aspectos.

São analisadas cinco faixas de resultados, sendo que C+ (Em fase de Adequação) corresponde ao quarto entre cinco níveis, enquanto B (Efetiva), corresponde ao terceiro nível, sempre definidos pelas notas obtidas nos sete índices setoriais.

Os índices temáticos são Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança de Tecnologia. De acordo com a secretária de Planejamento, esses índices além de refletirem a eficiência do trabalho da administração pública, estão diretamente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que compõem uma agenda de planejamento de políticas públicas nos múltiplos níveis.

Segundo a secretária, esses níveis são fundamentais para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos. “Os indicadores são ferramentas de transparência divulgadas pelo Tribunal de Contas do Estado, que buscam trazer informações sobre a eficiência da gestão pública e dados a respeito das contas públicas. É uma ferramenta que permite que os gestores e suas equipes possam realizar ações para melhorar os serviços prestados à população”, explica.

Para o prefeito, o IEG-M é um importante balizador da administração pública. “Trabalhamos para evoluir, sempre. Esse resultado reflete a seriedade e o compromisso da nossa gestão para com os serviços públicos e a transparência nas informações”, aponta.

Prévia
Todo ano, a Administração Municipal realiza uma prévia e compara o resultado com anos anteriores. Essa avaliação interna foi realizada pela Controladoria Municipal, mediante as respostas de cada secretaria, a notícia oficial ainda será emitida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.