A temporada 2019/2020 é só otimismo para o trade turístico de Guarujá. Hotéis e estabelecimentos comerciais projetam números animadores. Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes), a expectativa é de que 97% dos hotéis da Cidade estejam ocupados para as festas de fim de ano, e 80%, em média, para o mês de janeiro, registrando um aumento para o mês, se comparado aos 78% do mesmo período de 2019.


A Cidade deve receber mais de dois milhões de pessoas, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que acredita que os números deste ano devem superar os dois milhões registrados na temporada passada.


Queima de Fogos

Para o Réveillon, munícipes e turistas poderão assistir à tradicional queima de fogos, que acontecerá na Praia de Pitangueiras. A virada do ano na Cidade vai contar com quatro balsas, marcada por um show pirotécnico no céu de Guarujá, que terá duração de 13 minutos, proporcionada por cerca de 50 toneladas de explosivos.


O secretário interino de Turismo de Guarujá garante que a festa será maior do que a do ano passado. "No Réveillon do ano passado, estimamos que dois milhões de pessoas assistiram ao show pirotécnico da virada. A expectativa é de um evento ainda maior, visto que esperamos receber mais turistas nesta temporada, e as pessoas poderão desfrutar de um belíssimo espetáculo", destaca.


 

Fluxo de turistas


De acordo com a concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) Ecovias, de 765 mil a 1 milhão e 240 mil veículos são esperados rumo ao litoral, entre os dias 20 deste mês e 2 de janeiro. Só para o Natal, a Rodoviária de Guarujá receberá, aproximadamente, 16 mil passageiros, segundo estimativa da Socicam, empresa que administra o local.


A sócia-administrativa do Grand Hotel Guarujá, Nalva Lima, conta que já tem 90% de suas ocupações reservadas para o Ano Novo. Entre os motivos para acreditar que as festas deste ano movimentarão mais turistas do que as do ano passado, ela destaca as ações tomadas pela Administração Municipal. "Houve melhoria da estrutura física para receber os turistas, bem como diversas ações para a consolidação do nosso destino", afirma.


 

Iluminação e infraestrutura


Entre essas ações está a iluminação da orla das praias, como destacou Alex Avelino Najas, sócio do Restaurante Avelino’s (Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1771, Pitangueiras), que também espera uma alta em seu estabelecimento. Na opinião de José de Ávila, presidente da Associação Pró Hotelaria e Turismo de Guarujá (APROHOT), a iluminação aumenta a sensação de segurança e torna a praia mais convidativa para turistas e moradores.


Ávila conta que, desde a instalação da nova iluminação, passou a ver pessoas caminhando pela Praia da Enseada em horários em que isso não costumava acontecer, muitas vezes depois das 23 horas. A expectativa dele para as pousadas na Cidade é de até 98% de ocupação.


Nos quiosques das praias o clima também é de otimismo. Segundo a vice-presidente da Associação dos Quiosques da Orla, Renata Venticique, os estabelecimentos esperam de 20% a 30% de aumento de consumidores em relação ao último ano, em que os 54 quiosques da Praia da Enseada receberam em média 800 a 1.000 clientes por dia. "Houve um empenho da Prefeitura em melhorar as condições para atender os turistas, tanto na questão da estrutura quanto na da iluminação", conta.


 

Divulgação internacional reforça imagem turística de Guarujá


E as ações para o fortalecimento do turismo na Cidade não param por aí. De 15 a 17 deste mês, Guarujá recebeu representantes de cinco agências de turismo peruanas e da Companhia Aérea Gol Peru, para conhecer e divulgar a Cidade.


A famtur foi organizada em razão da inauguração de uma linha direta entre São Paulo e Lima, pela companhia aérea. O primeiro vôo - o da comitiva do Peru, ocorreu no dia 12 deste mês, e a linha está aberta desde o dia 14. Eles participaram de visitas guiadas pelos pontos turísticos da Cidade e de uma reunião, que contou com representantes do Estado e de cinco cidades da Região.


O grupo chegou ao Município a tempo de contemplar a Carreata Natal Iluminado, no último domingo (15), e no dia seguinte conheceu o Forte dos Andradas e as praias. Para Tatiana Orbe, da agência Continental Travel, conhecer o Forte foi uma experiência nova. Ela destacou a vegetação do local, bem como as praias que podem ser vistas na fortificação. Foi a primeira vez da agente de Turismo na Cidade, que deve começar a fazer parte das opções de sua empresa para turistas peruanos.