Programa será apresentado nesta quarta-feira (5), às 15 horas, em cerimônia no Paço Moacir dos Santos Filho. Iniciativa permite a utilização de recursos privados para execução de projetos esportivos

Instituído pela lei municipal 4.455/2017 e com projetos selecionados em 2019, o Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae) será apresentado nesta quarta-feira (5) em Guarujá. A cerimônia acontece a partir das 15 horas no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.

A iniciativa prevê a captação de recursos privados para o financiamento de iniciativas esportivas. Ao todo, 25 projetos foram aprovados para execução, dos quais 13 já obtiveram patrocínio. O programa vai beneficiar cerca de 700 crianças, jovens e adultos.

Os 25 projetos abrangem modalidades como vôlei, surf, futebol, judô, beach tennis, entre outras. Os projetos podem ser patrocinados por pessoas físicas ou empresas, que podem destinar até 20% do IPTU ou 40% do ISS pago anualmente ao Município.

A pessoa ou empresa que assumir os patrocínios poderá abater o valor do incentivo dos impostos devidos a partir de 2021. Além disso, poderá exibir sua marca em uniformes e materiais de promoção usados durante as competições pelas entidades que forem adotadas.

As entidades responsáveis pelos projetos selecionados devem assumir, obrigatoriamente, 10% do valor total necessário para seu custeio. A lista das entidades selecionadas para participar do programa foi publicada no Diário Oficial do Município no mês de dezembro de 2019. Os projetos estão orçados em R$ 50 mil cada um.

“É uma vitória para o esporte, atletas, crianças, entidades e munícipes, nessa iniciativa da Prefeitura de Guarujá”, afirma o secretário-adjunto de Educação, Esporte e Lazer.

COMO PROCEDER
Os interessados devem ligar ou se dirigir às próprias instituições para obter as informações necessárias para o patrocínio do projeto. A pessoa receberá um Certificado de Incentivo Fiscal (CIF), assinado pelo secretário de Finanças do Município, como comprovante da doação. É este documento que garantirá o desconto nos impostos em 2021.

Dos 25 projetos de entidades guarujaenses selecionados, 13 já têm patrocinadores: Beach Tennis Guarujá 2020, de Murilo Mariano Romero; Alto Rendimento, da Associação de Cultura e Esporte Social Pró Talentos; União Santista, da Associação União Santista Futebol Clube; Centro de Treinamento de Surf de Guarujá – 2020, da Associação de Surf de Guarujá; Futebol na Conceiçãozinha e Judô na Conceiçãozinha, da Fundação Settapor de Responsabilidade Social e Integração Porto Cidade.

Há, ainda, o Capoeira Adaptada, da Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro; Projeto Social Sol Dourado, da Associação Comunitária Sol Dourado; Prainha da Gente Equipamentos e Rainha da Gente R.H., do Instituto Brasileiro Respeito Por Você; AVG Voleibol Feminino – Rendimento e AVG Voleibol Masculino – Rendimento, da Associação de Vôlei de Guarujá; e Projeto Pés de Ouro – Futebol, do Lar Espírita Elizabeth.

“O Promifae é um exemplo de parceria público-privada eficiente e absolutamente viável”, avalia o prefeito de Guarujá. “É um instrumento que beneficia o contribuinte e, de quebra, incentiva a prática esportiva, que traz benefícios à saúde e é uma das mais eficazes formas de amortizar os efeitos nocivos da vulnerabilidade social”, complementa.

Para a Relações Públicas da City Transporte, Ana Paula Pimenta, aderir ao Promifae é uma forma de fomentar o desenvolvimento da comunidade em torno da empresa, o que agrega valor à marca, que está patrocinando 10 projetos.

Além da City, a Terracom, que atua em diversos segmentos, assumiu o patrocínio de outros três projetos. Para o diretor financeiro da Terracom, Antônio Carlos da Costa, é fundamental poder ampliar os horizontes e contribuir com o esporte e a formação de um mundo mais justo e igualitário.

Confira os 12 projetos que ainda não foram adotados:

Itapema Desenvolvendo Esperança

Av. Thiago Ferreira, 932 – Vila Alice (Sala 04)

(13) 99164-8596/ (13) 3352-5730

• Inner Game Beach Tennis 2020

• Beach Tennis Ponto 2020

Associação Esportiva de Inclusão Social AEIS

Rua José Alves de Oliveira, 146 – Jardim Las Palmas

• Sitk Games 2020

• Copa Sitk de Jiu-Jitsu 2020

Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba meu boi de Guarujá

Rua Joel Nascimento dos Santos, 131 – Jardim Santa Maria