A lista das candidaturas aprovadas será divulgada no Diário Oficial do dia 19 de dezembro; as eleições acontecem entre os dias 7 e 21 de janeiro

Estão abertas as inscrições para eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Guarujá, para a gestão 2020/2022. Os interessados em se candidatarem a uma vaga para representante dos empregados e servidores no processo eleitoral devem preencher ficha de inscrição, em forma de formulário eletrônico, que está disponível no endereço: http://intranet.guaruja.sp.gov.br/ (site da Prefeitura), até às 17 horas do dia 17 de dezembro.

A CIPA é vinculada à Secretaria Municipal de Administração. A nova comissão será composta por nove membros representantes dos empregados, sendo cinco titulares e quatro suplentes. O edital nº 001/2019, com a regulamentação que dispõe sobre a eleição, foi publicado na edição do Diário Oficial da última quarta-feira (4). Após análise dos requerimentos de inscrição pela comissão eleitoral, será divulgada a relação de candidaturas aprovadas, no Diário Oficial do dia 19 de dezembro e na página oficial da Prefeitura na Internet. As eleições ocorrem entre os dias 7 e 21 de janeiro.

CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é formada por servidores com o objetivo de prevenir os acidentes de trabalho e, assim, ajudar na promoção da saúde do trabalhador. Trata-se de um órgão representativo de prevenção de acidentes, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e regulamentado pela Norma Regulamentadora 5 (NR5), do Ministério do Trabalho e o Decreto 10.101/2012, que regulamenta a CIPA no estatuto do Município.

As reuniões dos membros da CIPA acontecem uma vez por mês para discutir políticas internas de prevenção de acidentes do trabalho. A formação da comissão é paritária, ou seja, além de eleger membros representantes dos empregados, posteriormente ocorre a indicação dos representantes do Empregador, nomeados pela Administração Municipal nove membros: cinco titulares e quatro suplentes.