Alberto José de Freitas, o Mestre Sombrinha, foi contemplado com a maior premiação de capoeira do país por toda uma vida dedicada ao ensinamento da luta

Grande referência no ramo, o mestre de capoeira de Guarujá, Alberto José de Freitas, conhecido como Mestre Sombrinha, recebeu o Prêmio Berimbau de Ouro. A premiação, que acontece anualmente em Salvador, na Bahia, foi criada para homenagear capoeiristas de destaque da comunidade brasileira e internacional. O prêmio é considerado o ‘Oscar da Capoeira’ e reforça Guarujá como referência na representação cultural afro-brasileira.

Na década de 1970, Sombrinha iniciou sua vida no jogo da capoeira, mas foi em 1980, que passou a ensinar em sua própria Academia, chamada Associação de Capoeira Grupo Senzala, a mais antiga escola de capoeira de Guarujá, formando mais de 10 mil alunos em 44 anos de história. Atualmente, é uma organização ligada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarujá (CMDCA).

Além de trabalhar com pessoas de todas as idades, o Mestre Sombrinha já participou de diversos eventos internacionais ao redor do mundo. O professor vê na capoeira uma forma de lutar pela preservação da cultura afro-brasileira e reduzir as desigualdades sociais.

Mestre Sombrinha não escondeu a emoção de receber a premiação. “Fico extremamente feliz, pois sempre fiz tudo com muito amor e dedicação. O prêmio é para mim, mas sou de Guarujá, então ele vem para a nossa Cidade. É mais uma conquista para a nossa comunidade como um todo”, comemorou.

Guarujá tem tradição na capoeira

O feito de Mestre Sombrinha reforça o Município como uma referência na Capoeira. Entre as diversas ações recentes, estão a formação de mais de 36 pessoas com deficiência, pelo Projeto Capoeira Inclusiva, com apoio da Prefeitura de Guarujá. Em 2023, o Grupo de Capoeira Caravela Negra conquistou 15 medalhas, na 1ª Copa Aberta de Capoeira, também com apoio da Prefeitura.

XI Edição do Internacional Festival Berimbau de Ouro

Criado em 2007 pelo Mestre Máximo, para homenagear os mestres, destaques e outros importantes membros da Comunidade da Capoeira do Brasil e do mundo, o Festival Internacional Berimbau de Ouro teve sua primeira cerimônia de entrega em 2013.

A edição de 2024 aconteceu entre os dias 22 e 24 de fevereiro, no Centro de Cultura da Câmara dos Vereadores de Salvador. O evento contou com palestras sobre diversos assuntos, como “Capoeira no Mato Grosso”, “Mulher na capoeira”, “Capoeira soteropolitana: desafios na atualidade” e “Saúde mental das capoeiristas”.

O Festival ainda ofereceu aos participantes apresentações de histórias folclóricas locais e do exterior, de dança afro e de Tambores de Pernambuco, bem como oficinas de Samba de Roda, Maculelê, Puxada de Rede de Acupe e de Tradições Gaúchas. No ato de finalização das festividades, foi realizada uma Roda de Capoeira.