Equipamento, que funcionará de maneira provisória na Unaerp - enquanto a sede antiga será reconstruída –, foi inaugurado na última semana

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada, em Guarujá, iniciará seu atendimento à população na próxima segunda-feira (8), a partir das 7 horas. O equipamento foi inaugurado na semana passada como parte das comemorações dos 90 anos de emancipação político-administrativa da Cidade, celebrados no último domingo, 30 de junho.

A Unidade fica na Rua Luiz Rodrigues Pedro, 267, no bairro Cidade Atlântica, dentro das instalações da Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá, onde vai funcionar provisoriamente, até que a antiga sede seja reconstruída. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a instituição de ensino, por meio do contrato organizativo de ação pública de ensino-saúde (Coapes).

Em média, 20 mil atendimentos devem ser realizados por mês. A nova UPA da Enseada foi erguida em um terreno de aproximadamente, 450 metros quadrados. Vão atuar na Unidade, cerca de 100 profissionais entre eles médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional.

Quanto à estrutura antiga – localizada em frente à Unaerp –, esta será demolida e um novo equipamento de urgência e emergência será reconstruído no local. Para isso, um processo de licitação, inclusive, já foi iniciado pela Secretaria de Saúde.

Atendimentos complementares

Anexo ao complexo da nova UPA da Enseada, os pacientes terão ainda atendimento pediátrico 24 horas, além de novos atendimentos na rede municipal, com os ambulatórios de feridas complexas e pé diabético (que funcionará das 8 às 17 horas), e também, de dores crônicas (que atenderá das 13 às 19 horas).

Para os atendimentos específicos de feridas complexas, pé diabético e dores crônicas, os pacientes serão encaminhados pelo Complexo Regulador Municipal, por meio das unidades de atenção primária, que são as Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (Usafas).

Esses atendimentos eram executados no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE). Ao todo, 10 profissionais, entre médicos e enfermeiros, vão compor o quadro de profissionais no novo local. É um espaço composto por seis consultórios, mais recepção, para promover atendimento de forma individualizada e humanizada. A expectativa é de que a demanda a ser atendida seja cerca de 400 atendimentos mensais.