Número compõe o balanço de zeladoria do primeiro semestre de 2024; área de roçada realizada é equivalente a 20 estádios do Maracanã e serviço de tapa-buraco foi efetuado em 185 ruas

Manter a zeladoria em dia é uma das prioridades em Guarujá. Prova disso é que, nos primeiros seis meses de 2024, a Prefeitura limpou 36 km de canais em todo o Município. O serviço vai ao encontro da qualidade de vida dos munícipes, evitando problemas de alagamento, proliferação de insetos, mau cheiro e contaminação da água do solo. O trabalho é conduzido diariamente pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb).

O perímetro supera, por exemplo, a distância entre Guarujá e Cubatão, que chega a 32 km. Os funcionários contam com auxílio de equipamentos, como retroescavadeiras, escavadeiras de esteira e caminhões basculantes. Tudo que é retirado dos canais é transportado para descarte em locais apropriados.

Entre os principais trabalhos neste período, está a limpeza de toda a extensão do canal da Avenida Acaraú, na Vila Áurea. No mutirão realizado no mês de maio, a Seurb retirou do canal objetos como garrafas PET, garrafas de vidro, capacete de motocicleta, caixas de leite, sacolas plásticas, papelão, marmita descartável, entre outros. Em março, a Prefeitura retirou até um sofá de dentro do canal da Avenida Luiz Gama, no Pae Cará.

Já a limpeza de bocas de lobo neste mesmo período foi de 750 metros cúbicos, equivalente a 70% de uma piscina olímpica. As bocas de lobo têm papel fundamental na drenagem do Município e o serviço colabora para que as águas de chuva sigam seu curso natural nas galerias de águas pluviais, garantindo o escoamento.

Roçada foi realizada em área equivalente a 20 Maracanãs

A roçada foi o serviço que abrangeu a maior área. Foram 3.700.000 metros quadrados trabalhados nos seis primeiros meses do ano. O número equivale a cerca de 20 estádios do Maracanã, que tem área de 186.638 metros quadrados e é o maior estádio de futebol do Brasil e o terceiro da América do Sul.

A raspagem e limpeza de sarjetas e meio-fio abrangeu, ao todo, 2.700 km de extensão em centenas de vias, de todos os bairros da Cidade. O perímetro é maior que a distância entre Guarujá e Sucre, capital da Bolívia, que mede 2.640 km. Já a pintura destas guias foi efetuada em 85 km de extensão, o equivalente à distância de Guarujá a São Paulo.

Além disso, a Prefeitura realiza diariamente o serviço de capinação. Nisso, foram 2.600.000 metros quadrados de área capinada de janeiro a junho. O serviço é essencial e previne infestação de animais artrópodes, como escorpiões, aranhas e lacraias, e inibe o acúmulo de resíduos.

Tapa-buraco foi realizado em 185 vias

Mantendo a qualidade viária do Município, a Prefeitura de Guarujá realizou a operação tapa-buraco em 185 vias da Cidade nos primeiros seis meses de 2024. Algumas das vias mais trabalhadas foram as avenidas Castelo Branco, Presidente Vargas, Santos Dumont, Áurea Gonzales Conde, Adhemar de Barros, Antenor Pimentel, Helena Maria e Dom Pedro I. Todas elas fazem parte do trajeto das linhas de ônibus municipais e, por isso, necessitam de amplo cuidado.

Para isso, foram utilizadas 3.500 toneladas de massa asfáltica, distribuídas em 30.000 metros quadrados. Diariamente, 26 funcionários, divididos em duas equipes, realizam o trabalho, e cada uma conta com o auxílio de um caminhão térmico e um caminhão basculante.