Um trecho de 650 metros da Avenida Áurea Gonzalez de Conde já teve executados os serviços de guias, sarjetas, calçadas, drenagem, acessibilidade e ciclovia

As obras de reestruturação viária do acesso ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá entrarão em nova fase. A partir desta segunda-feira (27), a Avenida Áurea Gonzalez de Conde, no trecho entre as ruas Josefa Hermínia Caldas e a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no Jardim Progresso, começará a receber pavimentação no sentido centro comercial de Vicente de Carvalho para a rodovia.

O outro lado da pista, da rodovia para Vicente de Carvalho, já recebeu 650 metros de pavimentação. No local, também já foram executados os serviços de guias, sarjetas, calçadas, drenagem, acessibilidade e ciclovia. O trecho ainda será contemplado com sinalização, iluminação e paisagismo. A rota alternativa para motoristas é a Avenida Acaraú e o local será devidamente sinalizado.

O valor do investimento é de R$ 7.855.345,56, sendo que parte do recurso é proveniente do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo Estadual, e o restante oriundo de contrapartida municipal. A empresa responsável pelos serviços é a Auditerra.

Obras no Aeroporto

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras ressalta que as obras reforçam o investimento realizado em Vicente de Carvalho, preparando o Distrito para receber o futuro aeroporto e o túnel imerso Guarujá-Santos. “No Aeroporto de Guarujá são executadas reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. Estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna”.

Nesta etapa, o investimento é de R$ 19 milhões, do Governo Federal. A Prefeitura de Guarujá também já obteve autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), que libera o Município a iniciar o processo licitatório para as obras de construção do terminal de passageiros do aeródromo.

Com as obras de infraestrutura e do terminal, conclui-se a implantação da primeira fase do Aeroporto de Guarujá, que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).