Ação é gratuita à população, acontece das 9 às 13 horas e ofertará diversos serviços como aromaterapia, auriculoterapia, yoga entre outros

Os munícipes de Guarujá terão a oportunidade participar da I Feira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que acontece nesta terça-feira (28), na Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras, das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita e toda a população pode participar.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), faz parte do espaço PICS, que abrange todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. Conta também com a parceira do Projeto Espaço PICS Itinerante, da Associação Saber Viver, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que oferta serviços voltados para além da medicina tradicional, focando também na saúde mental e no cuidado físico e da mente.

Para a Presidente da OSC, Ana Claudia Silva Quintal, a Feira complementa as ações já praticadas pela Sesau, onde as UBSs recebem 40 atendimentos diários de práticas integrativas, voltados para pacientes e funcionários. “Queremos sensibilizar a população para o cuidado com a saúde”, complementou.

Quick massage, yoga, alinhamento energético e reiki fazem parte da programação. Terapias envolvendo óleos essenciais, arte, cores, música, flores e plantas medicinais também estarão disponíveis para os participantes.

Práticas de reflexologia, que consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos de forma a produzir efeito em outra parte do corpo serão ofertadas. Os terapeutas também realizaram sorteio para aqueles que desfrutarem da oportunidade.

Lei Municipal nº 4874/20 - A Feira atende a Lei nº 4874, aprovada em 2020, que institui a Semana Municipal das PICS, de acordo com a Política Nacional, do Ministério da Saúde. A legislação determina ainda que a data deve acontecer anualmente em maio.