Iniciativa é do Terminal Marítimo de Guaruja e levará conscientização ambiental para turistas, munícipes e comerciantes, além de contar com a participação de escoteiros do Município

Nesta sexta-feira (20), acontece a segunda edição do Programa TER e SER – Atitude Ambiental, às 9 horas, nas praias do Tombo, Astúrias e Pitangueiras, em Guarujá. A ação tem como objetivo levar conscientização ambiental para munícipes, turistas e comerciantes dos locais, por meio de mutirões de limpeza. Para realizar o trabalho, duas equipes estarão apostos na Praia do Tombo e na orla de Pitangueiras. O ponto de encontro será na Colônia de Férias do Guarujá, localizada na Avenida General Monteiro de Barros,590, nas Astúrias, onde, posteriormente, a ação será finalizada em conjunto pelos dois times.

Para os mutirões, serão distribuídas sacolas biodegradáveis contendo o tempo de decomposição dos principais resíduos descartados incorretamente nas praias, como garrafas pet, copos descartáveis, palitos de picolé, latinhas, entre outros. A iniciativa é do Terminal Marítimo de Guarujá (Termag), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam), e também conta com a ajuda do 77º Grupo Escoteiros do Mar (Gemar) Jair Mattenauer Silveira.

O diretor administrativo do Gemar, Leandro Arcangelo, afirma que “com a participação dos jovens em ações nas praias, é possível conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente”. A coordenadora de Meio Ambiente da Termag, Andrea Dias, reforça os objetivos da parceria com a Prefeitura. “Queremos frisar a importância deste tipo de ação para a população. Com pequenas atitudes podemos mudar e transformar nosso meio ambiente, garantindo mais qualidade de vida para todos”.