Unidade terá capacidade para atender 50 idosos e vai contar com atividades socioassistenciais, socioeducativas e terapêuticas

Como parte da programação de aniversário da Cidade, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, assinou o termo de colaboração com a Associação Educacional Maria do Carmo (AEMC) para implantação do Centro Dia do Idoso. O ato ocorreu, na última quinta-feira (20), no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – Santo Antônio). A unidade é destinada à atenção diurna de pessoas idosas, acima de 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, e com grau de dependência, por meio de ações de acolhida, escuta, convivência social e orientação.

“O número de idosos no país está crescendo aceleradamente, por isso o poder público tem a responsabilidade de proporcionar uma vida de qualidade para a terceira idade. O Centro Dia do Idoso é uma política necessária”, afirmou o prefeito de Guarujá.

Atendimento

O Centro Dia do Idoso vai funcionar na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 669 – Centro, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, exceto feriados e terá capacidade para atender 50 idosos.

As atividades começam em 1º de julho e a iniciativa é capitaneada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e viabilizada com recurso do Fundo Municipal de Direitos do Idoso e da Sedeas. O termo será formalizado por 12 meses, podendo ser prorrogado.

“Quero agradecer a confiança nesta parceria. Nós temos o princípio de valorizar o ser humano desde a gestação até a melhor idade. Uma oportunidade de plantar a semente da dignidade, por quem já fez muito por nós”, agradeceu o presidente da AEMC, Celso Divino Lemes.

Como ter acesso

Para ter acesso ao serviço é necessário que o idoso esteja cadastrado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que será responsável por fazer os encaminhamentos.

Atividades

Serão oferecidas atividades socioassistenciais, socioeducativas, socioculturais, físicas, lúdicas e terapêuticas. Além disso, na unidade a turma da terceira idade vai contar com três refeições diárias. A unidade possui uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista, cuidadores sociais e coordenador.

“A nossa missão é cuidar das pessoas. O Centro Dia evita que os idosos sejam encaminhados para as instituições de longa permanência. No local, ele passa o dia com qualidade e conta com o auxilio de diversos profissionais”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, que agradeceu a parceria de toda a equipe e do Conselho Municipal do Idoso pelos esforços para tirar a ação do papel.