Contrato vale por um ano e vai dinamizar a divulgação da Cidade como destino turístico internacional

Foi assinado, na última quinta-feira (9), um termo de colaboração entre o Município e o Visite Guarujá (Guarujá Convention & Visitors Bureau – GC&VB). O contrato, válido por 12 meses, disponibiliza uma verba mensal de R$16,1 mil para a entidade -  investimento que, de modo geral, será utilizado para impulsionar a promoção, capacitação profissional e campanhas do bem receber turístico.

Assinaram o compromisso o prefeito municipal, a presidente do Visite Guarujá, Maria Laudenir de Oliveira, e o secretário interino de Turismo, Marcelo Nicolau. A parceria é resultado do chamamento público Nº 01/2019, da Secretaria de Turismo, que abriu seleção de colaboração com uma organização da sociedade civil.

O Visite Guarujá cumpriu todos os requisitos do edital, apresentando um Plano de Trabalho para o ano em que o contrato estará valendo. “O Turismo é uma das forças motrizes da economia de Guarujá. Portanto, fortalecer a imagem da Cidade como destino turístico e organizar o nosso trade é uma tarefa altamente estratégica”, ressalta o prefeito.

Segundo ele, o Visite Guarujá é uma entidade respeitada e capacitada para desenvolver a tarefa de fortalecer a imagem da Cidade. “Será uma parceria essencial para mostrar que Guarujá vem investindo muito e se firmando, cada vez mais, pela diversidade de atrativos. Além de uma das principais opções no segmento de sol e praia do Brasil, hoje temos outras potencialidades para explorar, como o turismo de aventura. Será uma parceria muito proveitosa para o Município”, avalia.

De acordo com o secretário de Turismo, o convênio concretiza mais uma etapa da Administração para alavancar o turismo na Cidade. “É um passo essencial para a promoção turística da Cidade. Nossa administração tem tomado atitudes concretas para melhor receber os turistas, tornando a cidade mais iluminada e mais segura, ações que também beneficiam os munícipes”, destaca Nicolau, que já foi diretor de Comunicação do GC&VB.

A presidente do Visite Guarujá, Maria Laudenir de Oliveira, exaltou a parceria entre os setores público e privado. “Poderemos trabalhar de forma mais contundente, participando de feiras de turismo e criando material de divulgação, além de promover famtours e parcerias nacionais e internacionais, principalmente com países do Mercosul, um mercado muito promissor”, analisa. “Como a Administração Municipal, nós também entendemos que juntar forças é melhor que caminhar sozinho”, complementa.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Guarujá (Comtur), também demonstrou otimismo. Para ele, a retomada de um convênio entre a Prefeitura e o Bureau, que havia sido interrompido em outra administração, demonstra o esforço do prefeito em incentivar a atividade turística, uma das grandes geradoras de empregos na Cidade, investindo, inclusive, em mercados importantes como o interior paulista e a América do Sul.

Divulgação Internacional

Um exemplo recente do tipo de ação que poderá ser dinamizado através da colaboração é a visita de agentes de turismo peruanos ao Guarujá, no último mês de dezembro. A ação ocorreu devido à inauguração de uma linha direta entre São Paulo e Lima, pela Gol Linhas Aéreas, e contou com representantes de cinco agências, além da Gol Peru.

Os profissionais puderam conhecer os pontos turísticos da Cidade, além de se familiarizar com todo o trade guarujaense. Eles também participaram de uma reunião com representantes das cidades e dos Convention & Visitors Bureaus da Região. O objetivo foi popularizar os destinos para turistas peruanos.