Esta é a quarta edição do evento, que acontece nesta quinta (16) e sexta-feira (17), em dois campus universitários

A Prefeitura de Guarujá promove a 4ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CMGTES) nesta quinta (16) e sexta-feira (17), das 14 às 18 horas. No primeiro dia, o evento será realizado na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá, na Rua Albertino Pedro, 35, na Enseada. Já na sexta, o local será a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá, na Avenida Dom Pedro I, 3.300, na Enseada.

Nesta edição, o tema central do evento conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde é “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. A Conferência tem como palestrante convidado o conselheiro estadual de saúde e presidente do Fórum dos Conselhos Municipais de Saúde da Baixada Santista (Focos), Idreno Almeida. A iniciativa conta tem apoio do Conselho Municipal de Saúde.

O principal enfoque da Conferência será debater a garantia dos direitos e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático. Podem participar todos os profissionais de saúde (municipais, estaduais e da rede privada) e a população em geral. Inscrições serão recebidas pelos links abaixo ou pessoalmente, nos locais.

O encontro está dividido em três eixos. O primeiro trata da democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde. O seguinte abordará o trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS, uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e, por fim, educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

O secretário de Saúde de Guarujá, Márcio Chaves Pires, que fará a abertura do evento nos dois dias, explica a importância deste debate. “O intuito é reunirmos os profissionais da saúde, trazendo à tona a importância de rever os interesses desses trabalhadores destacando a educação permanente, aprimoramento e organização da gestão em saúde”.

Quinta-feira (16), das 14 às 18 horas – Unoeste

Sexta-feira (17), das 14 às 18 horas – Unaerp