Prefeito assinou acordo de cooperação técnica com a concessionária de energia, Elektro Neoenergia

Guarujá vai formar mão de obra especializada na área elétrica. O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito de Guarujá, e a concessionária de energia Elektro Neoenergia nesta sexta-feira (14). A iniciativa proporcionará a instalação na Cidade, da Primeira Escola de Eletricistas de Redes de Distribuição, de toda a Baixada Santista.

Em um primeiro momento, cerca de 200 pessoas devem ser capacitadas. A formação desses profissionais será conduzida pela Escola Técnica (Etec) Santos Dumont, por meio do Centro Paula Souza, que já mantém convênio com a concessionária de energia.

O prefeito ressaltou a importância de o Município atuar como um facilitador para ampliar a oferta de qualificação profissional da população. “É com muita alegria que assinamos esse convênio de uma capacitação importante e, principalmente, porque teremos a geração de emprego e renda à nossa população. É uma atitude simples que, certamente, fará a diferença nos índices de empregabilidade do Município”, declarou o prefeito.

Para viabilizar a Escola de Eletricistas de Guarujá, a Prefeitura cedeu um terreno à Elektro, na Rua Doutor Carlos Nehring, no Jardim Helena Maria. A área a ser utilizada fica dentro do complexo que hoje abriga a Etec. Para isso, a empresa montará uma estrutura, com pátio de treinamento, que será composta por redes de distribuição, semelhantes aos sistemas elétricos encontrados nas ruas do Município.

Curso

Os alunos participarão de processo seletivo, além de testes e exames médicos. Cada turma terá de 25 e 30 alunos. Os selecionados começarão o curso em outubro. Todos terão aulas teóricas e práticas, com oito meses de duração.

As inscrições deverão ser divulgadas em breve. Poderão participar pessoas com mais de 18 anos, desde que tenham concluído o Ensino Médio e possuam habilitação para dirigir. Quando ingressar no mercado de trabalho, o profissional poderá ter a remuneração salarial mínima e inicial de R$ 2.200,00, além dos benefícios.

Mercado de trabalho

Para a formalização do convênio, Suman recebeu no Paço Moacir dos Santos Filho (Santo Antonio), a representante institucional da Elektro Neoenergia, Fernanda Arantes. Na ocasião, ela pontuou que a expectativa é de que 80% dos formados pela primeira Escola de Eletricistas sejam absorvidos pela própria empresa na Cidade.

“Há ainda a possibilidade de encaminhamento para o mercado de trabalho em outros municípios, já que a Elektro conta com distribuidoras em demais regiões, permitindo a exportação dessa mão de obra especializada que vamos formar em Guarujá”, ressaltou Fernanda.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, destaca que a iniciativa “é uma grande conquista para Guarujá, fruto de um projeto arrojado, de bastante potencial e que fomentará a geração de empregos, priorizando a mão de obra local”.