A exposição reúne quadros de alunos do Ensino Fundamental 2 do Colégio Objetivo

Em Guarujá, o Teatro Municipal Procópio Ferreira está com a exposição de arte ‘Portas & Janelas’, do Colégio Objetivo, aberta ao público até 1º de junho. Aproximadamente 200 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2 participaram do projeto. O intuito é celebrar os ritos de passagem, além de contemplar boas memórias e recordações da vida dos alunos.

A iniciativa surgiu da ideia da professora de Artes e mestra em Educação Cláudia Gil, que é apreciadora da estética de portas e janelas. “Propus aos alunos que representassem a ideia das memórias que trouxessem conforto por meio das portas ou janelas. Os ritos de passagem variaram, alguns pintaram a porta da casa da avó, da academia de natação e outros representaram a de uma pousada”, destaca.

Ela ainda menciona que o processo envolveu pesquisa, desenho e a pintura dos quadros. Junto a ela, mais três professores participaram da iniciativa. Para Cláudia, o projeto ativa a mente dos jovens. “Este estilo de iniciativa alimenta o senso de organização dos alunos, por meio da análise do limite de tamanho, estruturas e elementos visuais”, analisa.

O aluno do 8º ano, Guilherme Pacheco, conta que seu quadro foi a representação de uma viagem para um Hotel Fazenda, em Serra Negra, com amigos e familiares. Por lá, ele se divertiu muito, gerando boas memórias que Guilherme se lembra com carinho. “A porta do quarto que fiquei era bem tecnológica. Pensei em todo o esboço do desenho, passei para a tela e depois pintei com a tinta. Gostei bastante de participar do projeto”, destaca.

Serviço
A exposição está disponível na Galeria Wega Nery, localizada no saguão do Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro l, 350 – Jardim Tejereba), em expediente comercial, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.